“A defesa é a chave”

Depois da conquista da Taça de Portugal, o União Sportiva volta a focar-se na Liga Feminina.

Atletas | Competições
11 MAR 2016

Num fim de semana de jornada dupla, Rita Santos e restantes companheiras recebem a visita da Quinta dos Lombos e SL Benfica. Dois jogos que as atuais campeãs nacionais esperam vencer, até porque a atleta açoriana não esconde que o grupo quer trabalhar na frente, a fase regular. Como em todos os jogos, Rita aponta a defesa como sendo a chave para que o Sportiva continue a ter sucesso até final desta fase da competição.

 

O União Sportiva acabou por disputar a final da Taça de Portugal frente a um adversário, que surpreendeu na outra meia final. “Sendo uma final, abordamos sempre da mesma forma- ganhar- independentemente do adversário que nos calha. O facto de termos entrado bem e os lançamentos estarem a sair deu-nos confiança para o resto do jogo.”

 

A meia-final foi extremamente disputada, perante um adversário que as açorianas voltam a encontrar este sábado. “A defesa é a chave para ganhar qualquer jogo e este não foge à regra”. Para Rita Santos a luta nas áreas próximas do cesto vai ser determinante, até porque as duas equipas têm soluções e qualidade nas atletas que jogam nessas posições. “Os Lombos têm um jogo interior muito forte, assim como nós, portanto, como na Taça, será um jogo equilibrado”.

 

No domingo, o clube da ilha de S. Miguel defronta o SL Benfica, uma equipa reforçada desde a última vez que se cruzaram. Rita reconhece que nesta fase da temporada, o Benfica é um adversário com mais opções e mais equilibrado. E embora a norte-americana Callon Taylor seja a melhor marcadora da equipa não vai alterar a forma de defender das atuais campeãs nacionais. “O Benfica é uma equipa jovem, que tem boa percentagem de lançamento e que guia o seu jogo em torno disso. A nova aquisição trouxe à equipa mais soluções, tornando-as mais fortes no ataque. Todas as que estão em campo merecem a sua devida atenção não tirando, dessa forma, mérito a ninguém nem o dando.

 

Terminar a fase regular na frente é o objetivo mais imediato do Sportiva, embora a atleta aponte mais do que um candidato para essa  luta em particular. “Para qualquer equipa é importante acabar a fase regular em primeiro pois permite jogar em casa com o apoio do seu público. Penso que será uma disputa a 3, tendo em conta que só dependemos de nós”.

Atletas | Competições
11 MAR 2016

Mais Notícias