“A entrada na 1.ª Divisão Masculina representa um grande passo para a equipa”

Paulo Raminhos, treinador adjunto e team manager do CNT Ponte de Sor, em entrevista

Seleções
20 OUT 2023

O Centro Nacional de Treino de Ponte de Sor é uma das principais ferramentas da Federação Portuguesa de Basquetebol no que toca ao desenvolvimento e evolução dos jovens talentos do basquetebol nacional entre os 15 e 16 anos. Conciliando a prática desportiva com a vertente académica, os jovens atletas participam no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina onde enfrentam equipas seniores de diferentes pontos do país.

Com a temporada numa fase inicial, a FPB falou com Paulo Raminhos, treinador-adjunto e team manager da equipa, sobre como correu a preparação e alguns dos principais desafios que o grupo enfrenta ao longo da época. A equipa do CNT Ponte de Sor realiza uma jornada dupla já este fim de semana, ao enfrentar o Paço de Arcos Clube já este sábado, pelas 15 horas, no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor. Já no dominog, também pelas 15 horas, recebe o CB Queluz.

Como foi o processo de preparação do grupo para a participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina? A equipa já competia regularmente com formações seniores, mas desta vez é integrada na competição.

O processo de preparação da equipa para a participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina foi planeado com o objetivo de nos prepararmos para competir, tendo em mente que somos uma equipa com uma missão dirigida para o desenvolvimento dos atletas. A nossa abordagem na preparação concentra-se na consolidação dos fundamentos básicos e na construção de uma organização tática, ofensiva e defensiva. Na mesma medida damos ênfase ao aprimoramento das qualidades físicas dos jogadores. Desenvolvemos um programa de treino com base nas metodologias propostas pela Federação Portuguesa de Basquetebol, com o objetivo de melhorar progressivamente o desempenho dos nossos jogadores a médio e longo prazo.

A integração na competição da 1ª Divisão Masculina representa um grande passo para a equipa e estamos determinados a enfrentar este desafio com o máximo de dedicação e empenho, trabalhando para elevar o nosso desempenho a cada jogo. O nosso foco principal é o desenvolvimento dos rapazes e consideramos cada jogo como uma oportunidade de crescimento e aprendizagem.

Quais são os principais desafios e estratégias que se pretende implementar para garantir a integração e desenvolvimento dos jovens atletas durante a competição nacional?

Reconhecemos que enfrentamos desafios ao competir a um nível sénior, onde os jogadores têm mais experiência competitiva, têm características físicas diferentes dos atletas sub16 e sub18 nacionais e nível de jogo taticamente mais evoluído. A estratégia a implementar é encararmos estes desafios como oportunidades para melhorar e elevar o nível de jogo à medida que competimos contra adversários mais fortes. Direcionar a nossa energia e o nosso foco no trabalho do dia-a-dia, treinando bem no campo e no ginásio, com o máximo afinco e ambição de melhoria constante.

Considerando a natureza competitiva da 1ª Divisão Masculina, como planeiam promover o crescimento e desenvolvimento desportivo de jogadores tão jovens?

O nosso foco principal é promover o crescimento e desenvolvimento dos nossos rapazes através de um planeamento e metodologia que visam o desenvolvimento holístico dos atletas. Para nós, a competição não é vista como um fim em si mesma, mas sim como um meio para atingir o objetivo de desenvolver os jogadores. Acreditamos que, para competir eficazmente, é fundamental treinar de forma eficaz. Portanto, estamos empenhados em alinhar o nosso treino com os desafios que encontramos no jogo.

Quais são as expectativas em relação ao desempenho da equipa ao longo da temporada na CN1? Como avalias o potencial deles para enfrentar adversários mais experientes?

As nossas expectativas em relação ao desempenho da equipa ao longo da temporada na CN1 são bastante claras. Pretendemos ser competitivos em todos os momentos, demonstrar uma evolução contínua e ter uma atitude resiliente perante os desafios. Consideramos que o nosso desempenho será avaliado com base nesses pressupostos. Acreditamos que todos os atletas do CNT têm potencial. Todos eles estão referenciados pela Equipa Técnica Nacional nas listas alargadas das respetivas Seleções Nacionais, o que é um reconhecimento do seu valor. Alguns deles já tiveram a oportunidade de competir em jogos internacionais e a nossa participação nesta competição visa, em grande parte, replicar e desenvolver essas experiências.

Além do resultado desportivo, de que forma esperas que esta experiência no Campeonato Nacional influencie o desenvolvimento pessoal e desportivo dos atletas?

Em termos de desenvolvimento pessoal, os atletas enfrentarão desafios que os capacitarão a desenvolver uma mentalidade resiliente e focada. No aspeto desportivo, o desenvolvimento da tática, tanto a nível individual como coletivo, e o fortalecimento da maturidade competitiva são áreas nas quais os atletas beneficiarão e esperamos que evoluam substancialmente. Aspetos mentais como a capacidade de lidar com pressão, adversidade, manter o foco no processo e não no resultado, trabalho em equipa e lidar com vitórias e derrotas, esperamos que tenham um impacto positivo no desenvolvimento geral dos atletas.

Seleções
20 OUT 2023

Mais Notícias