Porto, Benfica, Ovarense, Esgueira, Imortal e Galitos saem vencedores da 13.ª jornada da LBM
Prova regressa a 31 de janeiro, para a 14.ª jornada
Competições
25 JAN 2025
Iniciou-se, jogou-se e encerrou-se este sábado (25 de janeiro) a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina (LBM). Imortal LUZiGÁS, FC Porto, Ovarense Gavex, SL Benfica, Galitos BARREIRO e Esgueira Aveiro OLI venceram os respetivos encontros e estão mais próximos de garantir acesso ao play-off, numa ronda que viu Javian Davis emergir como MVP.
Por outro lado, CD Póvoa ESC Online e AD Galomar afundam-se na classificação, ambos tendo saído derrotados, à tangente, dos seus duelos deste fim de semana.
Vejamos o resumo dos encontros:
Imortal LUZiGÁS 105-82 Vitória SC
A equipa da casa entrou melhor no jogo – e por isso chegou a vencer ao final dos primeiros dez minutos (20-18). O Vitória SC, que foi crescendo ao longo do primeiro quarto, chegou ao empate pouco depois de começar o segundo. A verdade é que o Imortal LUZiGÁS voltou a ser mais forte (26-22) e chegou ao intervalo a vencer por seis pontos de diferença (46-40), numa primeira parte com imensas alternâncias defensivas. Que não se repetiu. O Imortal entrou com muita intensidade no terceiro quarto, com um parcial de 18-7 a alargar a diferença para os comandados de Bernardo Pires aos cinco minutos, com Daryl Banks em grande plano, ele que terminou com 28 pontos (melhor marcador do encontro) e cinco roubos de bola (36val). Javian Davis, com um duplo-duplo de 26 pontos e 14 ressaltos, foi o MVP (37.5val).
Os algarvios venceram o quarto pela maior margem até então (32-22) e os últimos dez minutos (27-20) ainda favoreceram mais os alvirubros, chegando confortáveis a uma diferença de 30 pontos a cinco minutos do fim. Do lado do Imortal, destaque também para Leo Behrend (14 pontos) e Fábio Lima (14pts, 6res). No Vitória, os melhores em campo foram William Loyd (12pts, 6res), David Wingett Jr. (12pts) e Antonio Daye (14pts, 6ast), que muito pecou, contudo, no capítulo dos turnovers, com nove.
Ver esta publicação no Instagram
FC Porto 83-78 Sporting CP
O FC Porto entrou melhor, a ganhar a luta nas tabelas, principalmente na ofensiva, e a castigar (parcial de 16-8 aos cinco minutos do primeiro quarto), com Miguel Queiroz (o MVP – 10pts, 14res, 24.5val) a colecionar logo sete preciosos ressaltos. 25-19, com Diogo Ventura (25pts, 5es, 3ast – 22val) e Cat Barber (23pts, 3ast) a tentar “remar contra a maré”. Se Queiroz foi o melhor do FC Porto no primeiro quarto, o poste com que partilha também o balneário da Seleção Nacional, Gonçalo Delgado, esteve em grande plano no início do segundo (terminou com sete pontos), mas não impediu os “leões” de vencerem o quarto: 17-22, e o FC Porto chega ao intervalo por cima pela margem mínima, 42-41.
Se a réplica já tinha sido boa nesses dez minutos, o regresso dos balneários viu um Sporting CP implacável. Os “leões” entraram com um parcial de 3-9 (a maior vantagem da partida até ao momento, 45-50), deram a volta, mas, com a intensidade típica de um Clássico, o resultado, nunca seguro, rapidamente se voltou a equilibrar. 21-21 e os azuis e brancos seguram a vantagem mínima, mas, desta feita, são eles que sofrem com a luta nos ressaltos, peça-chave tão bem identificada por Queiroz e Ventura na antevisão ao encontro.
Numa Dragão Arena lotada, com Tanner Omlid (7pts, 11res, 6ast, 4rb – 20val), Toney Douglas (11pts), Devyn Marble (19pts) e Wesley Washpun (15pts) endiabrados, de um lado, e André Cruz, com um duplo-duplo de 11 pontos e 13 ressaltos que tanto ajudaram o Sporting, muito bem a completar as incríveis prestações de Ventura e Barber, o último quarto foi disputado até ao último segundo. Num jogo que podia cair para qualquer dos lados, foram os “dragões” que levaram a melhor, em casa, por 83-78, vencendo os últimos dez minutos 20-16.
Ver esta publicação no Instagram
AD Galomar 67-68 Ovarense Gavex
Primeiro jogo de Nuno Manarte ao comando da AD Galomar na LBM (e no Pavilhão do Caniço, no Funchal) e a boa entrada da equipa da casa demonstrou desde logo a motivação dos madeirenses: 19-14, com grande envolvência coletiva, boa intensidade e muita luta nos dois lados do campo. A Ovarense Gavex, contudo, percebeu ao segundo quarto o que tinha de ajustar, e não abrandou: 12-25, enorme partida de e Jonathan Silva (9pts, 8res – 19val) e Render Woods (19pts, 6ast – 19.5val), ele que acabou mesmo como MVP do encontro.
No regresso dos balneários, foi Nuno Manarte que, ajustando os seus comandados, melhor teve iniciativa, embalados por Nuno Sá – grande prestação do internacional português, com 23 pontos marcados (máximo do encontro) e 20.5 de valorização. O terceiro quarto termina 16-15, ainda com vantagem do coletivo de Ovar (47-54), a equipa do Galo ainda recupera com um bom ascendente ofensivo, para 52-57, aos sete minutos de jogo, mas rapidamente os comandados de João Tiago voltaram a tomar conta do marcador, numa prestação também ela muito coletiva – todos pontuaram. Rodrigo Soeiro, a par de Woods e Jonathan Silva, apontou 17 pontos (5/10 3P). A acompanhar Nuno Sá esteve muito bem Stanley Davis, com 15 pontos e quatro roubos de bola. Michael Durr chegou aos 12 ressaltos. A Ovarense acabou por vencer o último quarto 20-24.
UD Oliveirense 83-95 SL Benfica
O SL Benfica impôs a primeira derrota caseira da UD Oliveirense esta temporada, ao vencer no Dr. Salvador Machado por categóricos 83-95. A verdade é que os encarnados colocaram “a sexta” desde cedo, chegando ao segundo quarto já a ganhar por dez (20-30). Os comandados de João Figueiredo, que pecaram muito na linha de três pontos (7/25, mas chegaram ao intervalo apenas com 17% de eficácia), responderam à medida nos dez minutos seguintes (21-22), chegando ainda assim a perder ao intervalo.
A rotação rápida na equipa de Norberto Alves deixou todos os jogadores frescos para encerrar o encontro com um terceiro quarto conclusivo (15-23), e nem o esforço da Oliveirense a aproximar-se o final do jogo (venceram inclusive os últimos dez minutos por 27-20) foi suficiente para impedir o SL Benfica de carimbar a 30.ª vitória consecutiva na LBM – a incluir 2023/2024.
O MVP do encontro foi Aaron Broussard, com 17 pontos, oito ressaltos e 22.5 de valorização. Tyler Stone (21pts, 8res – 21.5val) foi o melhor pontuador, Ahmaad Rorie (15pts), Betinho Gomes (13pts, 5res), Daniel Relvão (12pts) e Trey Drechsel (10pts, 6res, 3ast) estiveram igualmente em bom plano. Do lado do coletivo da casa, Danjel Purifoy marcou 18 pontos e garantiu sete ressaltos (20.5val); Deontae Hawkins marcou 16 e Malik Morgan 11 (com oito assistências).
Ver esta publicação no Instagram
Queluz O NOSSO PREGO 71-74 Galitos BARREIRO
As duas equipas que subiram na última época da Proliga voltaram a encontrar-se na LBM. Na primeira volta a vitória caiu para o Galitos BARREIRO e hoje o resultado repetiu-se, em casa do adversário.
Os comandados de Henrique Pina entraram de facto melhores no encontro, com 17-21 no primeiro quarto, mas o coletivo da casa respondeu bem no segundo (21-13) e chegaram ao intervalo a vencer por quatro pontos de diferença (38-34). Greg Parham (18pts, 7res, 5ast, 2rb – 22val) e Justin Webster (14pts) iam sendo os melhores do emblema de Sintra, Claude Robinson (18pts, 6res – 17.5val) a melhor arma ofensiva do clube do Barreiro. Num Pavilhão Henrique Miranda que horas antes recebera as meias-finais da Taça Federação, o terceiro quarto caiu para o Galitos (14-18) e o último também (19-22), sendo que só mesmo nos últimos segundos de jogo se pode dizer o vencedor.
Destaque ainda para os 12 pontos de KaVaughn Scott e para os 10 de Josimar Cardoso; no Galitos, Elijah McCadden marcou 13 e Miguel Correia 12.
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro OLI 93-80 CD Póvoa ESC Online
Que início de jogo este no Caldeirão Verde do Esgueira Aveiro OLI: parcial de 19-0 nos primeiros cinco minutos de jogo, só quebrados após falta sobre Renathan Ona Embo para converter dois lançamentos livres aos 4’24 do quarto inicial. O reforço do CD Póvoa ESC Online foi o destaque da partida, com 32 pontos marcados e 34.5 de valorização, já que, depois desse primeiro embate, a equipa de José Ricardo Rodrigues, a precisar de pontuar, não deu tréguas, e não sofreu mais no quarto (19-12).
O Esgueira volta, contudo, a entrar com tudo e vence o segundo quarto 28-12, chegando ao intervalo a vencer por 23: 47-24. A diferença só voltaria a descer dos dez pontos aos oito minutos do último quarto, já que o Póvoa regressou dos balneários revigorado (23-34), aproveitando-se da exibição fenomenal de Ona Embo e dos 18 pontos de Nicolaos Arsenopoulos e os 15 de Clyde Trapp. Mas Ty Toney, que, tendo recebido hoje o seu prémio de MVP do Mês de Dezembro, sacudiu a “maldição” e chegou aos 24 pontos e aos 30 de valorização, esteve na sua melhor forma e saiu mesmo como MVP do encontro, ajudando a equipa a suster a grande segunda parte de um reinventado Póvoa. O último quarto terminou 23-22.
Keven Gomes, internacional cabo-verdiano, também ele reforço anunciado recentemente pelos poveiros, marcou sete pontos; do lado do Esgueira, brilhou igualmente Emanual Shepherd (18pts, 6res – 22val) e Brandon Alston (20pts).
Javian Davis, do Imortal LUZiGÁS, termina a ronda com um duplo-duplo de 26 pontos e 14 ressaltos e é o MVP (37.5val). O SL Benfica vai passar o fim de semana no topo da tabela, seguido pelo FC Porto, Sporting CP e UD Oliveirense. A AD Galomar é ainda última classificada, atrás do CD Póvoa ESC Online. De frisar que ainda faltam disputar três encontros referentes à 10.ª jornada.
A LBM regressa a 31 de janeiro, para o UD Oliveirense-AD Galomar, da 14.ª jornada.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.