A Final Four da Taça de Portugal 2019/20 será o inicia próxima temporada!

Reformulação do calendário da próxima época

Competições
9 JUL 2020

É a grande novidade da próxima temporada e que marca um regresso aguardado do melhor que há no basquetebol nacional, já que está prevista a realização da Final Four da Taça de Portugal masculina da temporada 2019/20. Por outro lado, a situação pandémica levou a uma reorganização daqueles que são os Pontos Altos do calendário do basquetebol nacional.

 

FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC abrem a competição das equipas da Liga Placard em Odivelas, com a Final Four da prova rainha do basquetebol nacional a estar agendada para 4 e 5 de outubro. José Pinto Alberto, Diretor Executivo de competições masculinas, não deixou passar incólume este Ponto Alto que apelida como a melhor rentrée possível na retoma da competição: “É o regresso do basquetebol com um enorme Ponto Alto do calendário do basquetebolístico e que conta com quatro das melhores equipas do panorama nacional. É um regresso em grande”, conta.
No entanto, e porque as circunstâncias assim o exigem, todas as condições de segurança estarão salvaguardadas: “Estamos bastante contentes pelo inexcedível apoio prestado pelo município de Odivelas, que nos recebeu sempre de portas abertas para fazermos aquilo que em condições normais já teria acontecido. As infraestruturas apresentam todas as condições necessárias à realização de um evento desta magnitude, podendo cumprir as recomendações e diretrizes que venham a ser indicadas da Direção-Geral da Saúde”, vinca.
Por sua vez, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, expressa satisfação na forma como todos os clubes e agentes envolvidos têm demonstrado entendimento nas decisões tomadas, explicando que existem competições que não vão ser jogadas na próxima época: “Já foram realizadas as reuniões com os clubes das duas ligas primodivisionárias onde foram abordados em detalhe as diversas competições e onde se entendeu não realizar as Supertaças masculina e feminina, porque efetivamente não temos campeões.
No caso da Liga Feminina não se realizará a Taça Vítor Hugo, prova que costuma acontecer em setembro e concentra as doze as equipas do campeonato. A Taça Federação, assim como a Taça Hugo dos Santos (no masculino), ainda se encontram sobre análise. Os clubes têm a noção dos riscos e cuidados a ter, pelo que é generalizado o consenso relativamente à realização ou não destas provas, mediante as condições existentes conforme a evolução pandémica”, explica.
O Diretor Técnico Nacional alertou ainda para o facto de estarem a ser apresentadas as diversas opções que antecipam os mais variados cenários no que diz respeito à próxima temporada: “Foram apresentados uma série de possíveis cenários e modelos competitivos alternativos que podem, ou não, ser aplicados conforme a evolução da pandemia no nosso país temos preparados esses planos de emergência que se adaptam conforme a situação pandémica”.
Relativamente à Final Four da Taça de Portugal, o dirigente federativo não tem dúvidas quanto à importância da realização prova: «Contamos com uma infraestrutura excelente e que nos pode oferecer todas as condições necessárias e exigidas pela Direção-Geral da Saúde. Será um excelente ponto de partida para o regresso do basquetebol em Portugal», concluiu.
Competições
9 JUL 2020

Mais Notícias