“A Mery teve sempre uma enorme atitude de trabalho e espírito competitivo”

José Leite, antigo treinador de Mery Andrade, deixa-lhe uma mensagem

Treinadores
5 SET 2023

Foi pela mão de José Leite, antigo selecionador nacional, que Mery Andrade começou a representar a seleção nacional portuguesa. Como a própria afirmou em diferentes ocasiões, a primeira experiência na equipa das Quinas ocorreu pela mão do técnico:

“Tivemos um jogo em que não tínhamos árbitros e chamaram alguém da bancada para apitar. Depois fiquei a saber que essa pessoa era o José Leite, que na altura era o selecionador. Ajudou-me a tratar das questões referentes à nacionalidade e depois convidou-me para um estágio em Oeiras. A partir daí tive a oportunidade de representar Portugal”, contou à FPB em Março de 2023.

Foi com grande alegria que José Leite, que comandou várias seleções nacionais mais de 250 vezes, viu a entrada de Mery Andrade na NBA:

“Com enorme satisfação, é uma afirmação de todo o seu percurso como atleta, treinadora e Mulher. A Mery ensina muito bem, tem uma determinação e capacidade de trabalho brutal e está sempre preparada para as oportunidades que possam surgir no seu caminho”, explicou.

O atual técnico da equipa sénior da Quinta dos Lombos relembra a forma como conheceu Mery: “Trabalhei com a Mery desde os seu 13 anos e fui treinador dela nas diferentes seleções nacionais.
Sempre teve uma enorme atitude de trabalho e elevadíssimo espírito competitivo, por isso posso dizer que, sem dúvida, já la estava a futura treinadora”.

“Por curiosidade, a sua 1.ª equipa federada como treinadora foram as sub14 da Quinta dos Lombos, enquanto jogava nas nossas seniores, em 2013/14, e já aí fez um trabalho extraordinário. Ainda hoje refiro como exemplo dessa época, que às 19h30, conseguia ser uma enorme motivadora das suas atletas sub14, que treinavam até às 19h30, e às mesmas 19h30 era a atleta mais focada da equipa sénior, que iniciava o treino a essa hora.

Quanto ao impacto que Andrade tem, tanto no seu papel de jogadora como agora enquanto treinador, José Leite conseidera que Mery é “uma referência em qualquer atividade que esteja ligada”.

A poucas semanas de iniciar a temporada com os Toronto Raptos, e fazer história, multiplicam-se as mensagens de força. O seu antigo treinador não é diferente: “Já lhe disse pessoalmente: tudo o que ela obteve foi à custa do seu esforço diário e dedicação. Vai ter que continuar a ser assim, mas acredito que o comboio vai passar mais vezes à sua porta”, conclui.

Treinadores
5 SET 2023

Mais Notícias