“A presença nos playoffs sempre foi uma meta a atingir. Queremos alcançá-los”
Carolina Gonçalves, jogadora da Escola Francisco Franco, em entrevista à FPB; Este fim de semana joga-se a 20.ª jornada da Liga Betclic Feminina
Atletas | Competições
3 MAR 2023
O CD Escola Francisco Franco/Hosp. Part. Madeira vive um ótimo momento de forma na Liga Betclic Feminina, com quatro vitórias consecutivas, e já ocupa o oitavo lugar, que dá acesso aos playoffs.
Na véspera da deslocação a Coimbra (16h de sábado, transmissão na FPBtv, acesso gratuito) para defrontar o Olivais ABTF Betão, entrevistámos Carolina Gonçalves, reforço desta temporada para o emblema insular. A internacional jovem portuguesa vinca a vontade em chegar aos playoffs, explica a subida de rendimento do grupo e deixa rasgados elogios ao clube.
O Olivais é o adversário que se segue. Quais são os seus maiores perigos?
Tem jogadoras com uma grande capacidade de lançamento de três pontos. Com a vinda da nova jogadora consegue um maior equilíbrio no jogo exterior e interior.
Este jogo é de capital importância para a Escola Francisco Franco poder chegar aos playoffs?
Sim, estamos a viver um bom momento e queremos mantê-lo. Queremos atingir o primeiro objetivo da época.
A vossa equipa vive um óptimo momento de forma, com quatro vitórias seguidas. Quais são as principais razões que explicam esta fase?
O facto de conseguirmos ter, finalmente, as 12 jogadoras prontas a ajudar e a contribuir tem-se refletido nos jogos. Ao longo da época tivemos algumas lesões. A vinda da terceira estrangeira trouxe ainda mais qualidade à equipa. Estamos cada vez mais coesas e queremos continuar a trabalhar para alcançar a próxima fase.
Esperavam, nesta fase da época, estar a lutar por uma vaga nos playoffs? Esta temporada está a superar as vossas expectativas?
Os objetivos foram bem definidos no início da época, é certo que a presença nos playoffs sempre foi uma meta atingir. Apesar de um início mais atribulado, nunca deixámos de trabalhar e acreditar no valor e potencial da equipa.
Como descreves a vossa equipa?
Somos uma equipa jovem, que disputa a Liga principal pelo segundo ano, mas com uma grande capacidade de trabalho, coesa e ambiciosa. Queremos continuar aprender e evoluir todos os dias.
Como está a ser esta época de estreia na Francisco Franco e na Madeira?
Tem sido uma experiência fantástica. Fui muito bem recebida por todos. Desde o início que o clube, staff e as minhas colegas de equipa me fazem sentir em casa. A ilha da Madeira é um lugar muito especial.
Sentes que a tua experiência internacional e em equipas que lutam pelo campeonato ajudou para esta prestação?
Sim, creio que sim. Procuro partilhar com as atletas mais jovens alguns ensinamentos que fui acumulando ao longo das minhas experiências, tendo sempre presente o quão importante foi para mim receber esse feedback em fases distintas da minha carreira.
A 20.ª ronda da Liga Betclic Feminina cumpre-se este fim de semana. A FPBtv, cujo acesso é gratuito, transmite, em direto, todos os seguintes jogos. De referir que o Imortal BC TCars vs. SL Benfica também vai ser transmitido n’A Bola TV.