“A saúde mental dos atletas é tão ou mais importante que a parte física”

André Cruz, internacional jovem por Portugal, em entrevista

FPB
10 OUT 2023

A dia 1o de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental e a Federação Portuguesa de Basquetebol associou-se ao grupo de outras instituições que relembra a importância da saúde mental, dentro e fora do desporto.

Internacional pelas camadas jovens das seleções nacionais portuguesas, André Cruz tem sido vocal naquilo que têm sido questões de saúde mental. Em 2022, quando se encontrava nos Estados Unidos a estudar, anunciou que ia regressar a Portugal. Atualmente ao serviço do Sporting CP, e a recuperar de uma lesão no braço contraída na pré-temporada, o jovem de 22 anos falou à FPB sobre a importância da saúde mental para os atletas e a importância que lhe deve ser atribuída:

1. Ao longo dos últimos dois anos nunca escondeste a importância que dás à saúde mental e algumas das dificuldades que enfrentaste neste aspeto, em especial quando estavas nos Estados Unidos. Para ti, quão importante é a saúde mental quando olhamos para os atletas de alto rendimento?

Na minha opinião a saúde mental nos atletas é tão ou mais importante que a parte física e por isso é que hoje em dia vemos todas as equipas de topo com uma psicóloga no clube. Especialmente em recuperação de lesões, onde os atletas passam muitos momentos sozinhos, essa parte não pode ser desvalorizada.

2. Muitas vezes o foco é apenas a vertente física dos atletas e a parte mental fica para segundo plano. O aspeto psicológico do desporto é algo que tem que ser acompanhado tão de perto como se faz no física?

Claro que sim! Um atleta, para estar no seu potencial máximo na altura de jogar, tem que ter uma boa preparação física, mas o treino da parte mental também tem que ser acompanhado.

3. Como trabalhas a tua saúde mental atualmente? Conseguiste encontrar ferramentas para te apoiar, tendo em conta que agora também te encontras em recuperação de uma lesão?

Atualmente trabalho com profissionais na área e tento me educar com vídeos nessa área e ver relatos de vários jogadores de topo a falar sobre esse assunto.

4. Que mensagem deixas a quem batalha com questões relacionadas com a saúde mental?

A quem estiver a batalhar com estas questões da parte mental, digo para não se isolarem e falarem com quem lhes é próximo. Não tenham vergonha de se abrirem com pessoas e de procurar ajuda. Este é o primeiro passo para solucionar os problemas da parte mental.

FPB
10 OUT 2023

Mais Notícias