“A velocidade e a intensidade dos jogos foi claramente algo que me marcou”

Custódio Coelho faz o balanço da participação na Champions Cup

Competições
8 FEV 2024

Custódio Coelho foi um dos juízes destacados para o grupo B, da Champions Cup, a 2 e 3 de Fevereiro, em Cantù, Itália, um dos palcos mais emblemáticos da modalidade. O árbitro setubalense integrou cinco jogos em apenas dois dias, missão exigente, particularmente atendendo ao elevado ritmo imposto pelas equipas participantes. Custódio Coelho esteve nos encontros BSR Ace Gran Canaria x CS Meaux, CS Meaux x Briantea84, Briantea84 x RSV Lahn-Dill, BSR Ace Gran Canaria x Briantea84 e RSV Lahn-Dill x CS Meaux.

Em entrevista à FPB, enfatizou o grau de exigência desta presença na elite europeia. “Em termos de provas de clubes que apitei, foi claramente a mais forte, tanto pela qualidade das equipas, como pelo equilíbrio que existiu dentro do grupo. A velocidade e a intensidade dos jogos foram claramente algo que me marcou e que tive de me adaptar após o primeiro jogo”, confidenciou.

Pela primeira vez no PalaMeda, bastião do BCR mundial e casa do Briantea84 Cantù, Custódio Coelho não esconde o encanto com a atmosfera vivida. “A localidade e o pavilhão cheio (cerca de 1000 pessoas) marcaram-me bastante pela positiva e foram um contributo excelente para a modalidade”. Para lá da envolvência, retém a interacção com os seus pares, as equipas e os jogadores. “O feedback e a partilha de críticas construtivas por parte dos meus colegas mais experientes foi algo importante. Também tive a oportunidade de privar e observar alguns jogadores e treinadores, dos quais destaco a equipa técnica de Lahn-Dill (vencedores do grupo) que, para além da qualidade indiscutível dos jogadores, a equipa técnica funciona como uma verdadeira “empresa alemã”, no profissionalismo, pontualidade e distribuição de tarefas. Uma equipa muito disciplinada tacticamente, comandada pela treinadora principal Janet Zeltinger e com o team manager Nicolai Zeltinger (selecionador alemão que esteve no Europeu A 2023). No caso de jogadores, destaco o Steve Serio, quer pelo seu profissionalismo, como pela qualidade, liderança e cordialidade em todas as interações, dentro e fora de campo”, narrou.

Do ponto de vista técnico, a herança da estreia na máxima competição continental também é significativa. Entre as aprendizagens, salienta “como aprimorar a preparação dos jogos e o trabalho de equipa, o controlo dos ritmos de jogo e da sua fluidez, e dicas para melhorar a minha técnica de arbitragem individual e mecânica em campo”.

Nota: fotografia da autoria de Laura Mandressi.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

 

Competições
8 FEV 2024

Mais Notícias