AB Porto: Vasco da Gama, Coimbrões, CLIP, CPN e FCP são campeões distritais
Conhece os MVP e os Cinco Ideias de cada fase final
Associações | Formação
29 JAN 2025
Janeiro é mês de decisões para os escalões de formação da nossa modalidade. Por todo o país jogam-se as fases finais dos campeonatos distritais de várias Associações, com vários campeões já conhecidos. Eis os resultados até ao momento na Associação de Basquetebol do Porto.
SC Vasco da Gama e SCC Coimbrões conquistaram, dia 19 de janeiro, os títulos distritais da I Divisão, no escalão de Sub18, em Masculinos e Femininos, respetivamente, sucedendo ao FC Porto e ao CPN. Os jogos decisivos foram disputados no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, naquele que constituiu o primeiro evento da modalidade no âmbito de Matosinhos – Cidade Europeia do Desporto 2025.
No Masculino, os rapazes do Parque das Camélias deram sequência ao sucesso alcançado na fase regular, que eleva para 15 encontros oficiais consecutivos sem perder – seguem, pois, invictos na temporada –, e bateram o Maia BC, na final, por 66-61, depois de terem vencido o 5Basket na meia-final. Arthur Gomes (Vasco da Gama) recebeu o prémio MVP – Trust, sendo acompanhado no Cinco Ideal da prova por João Maria (Vasco da Gama), Tiago Santos (Maia Basket), Tomás Loureiro (5Basket) e Francisco Oliveira (5Basket). FC Porto, Clue 5Basket, CLIP e FC Gaia ocupam da 3.ª à 6.ª posição da classificação.
No Feminino, o SCC Coimbrões também confirmou o primeiro lugar que trazia da fase regular e derrotou o CLIP, na final, por 45-42, após ter vencido o NCR Valongo nas meias-finais. Maria Marcelino, do CLIP, foi designada como MVP – Trust, recebendo a companhia no Cinco Ideal de Mercedes Schneider (CLIP), Ana Alves (CPN), Joana Oliveira (NCR Valongo) e Mafalda Monteiro (Coimbrões). CPN, NCR Valongo, Maia BC e Guifões SC ficam entre o 3.º e o 6.º posto, respetivamente.
Já o fim de semana seguinte foi dedicado aos Sub16. CLIP e FC Porto conquistaram, no dia 26, os títulos distritais de I Divisão no escalão, em Femininos e Masculinos, respetivamente, fechando com triunfos a participação na Final ABP – Trust. As meninas do colégio revalidaram o ceptro, derrotando o 5Basket na final, por 61-59; e os portistas sucederam ao Vasco da Gama após baterem o Académico na final, por 85-50. Os jogos decisivos foram disputados com bancadas cheias no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, num evento que contou com os apoios da Câmara Municipal de Vila do Conde e do Clube Desportivo José Régio.
Maria Marcelino, do CLIP, designada como MVP – Trust –, repetiu o feito da Final ABP do escalão de sub-18. No Cinco Ideal, recebeu a companhia de Lara Gomes (5Basket), Beatriz Henriques (Académico), Margarida Postiga (CLIP) e Rita Nunes (5Basket). Francisco Leite (FC Porto) recebeu o prémio MVP – Trust, sendo acompanhado no Cinco Ideal da prova por Francisco Faria (FC Porto), Pedro Sousa (Vasco da Gama), Filipe Bastos (Académico) e David Giesta (FC Porto).
Quanto às classificações finais no Feminino: 1.º CLIP; 2.º 5Basket; 3.º Académico; 4.º Maia Basket – estas quatro equipas vão discutir o Campeonato Nacional; 5.º NCR Valongo – vai jogar a Taça Nacional; 6.º Bolacesto; e no Masculino: 1.º FC Porto; 2.º Académico; 3.º Vasco da Gama; 4.º FC Gaia – estes quatro conjuntos vão competir no Campeonato Nacional; 5.º 5Basket; 6.º Maia Basket – vão jogar a Taça Nacional (prova a qual também contará com a participação do Guifões SC).
No escalão de Sub14, FC Porto, em masculinos, e CPN, em femininos, sagraram-se campeões distritais na Maia e em Gaia, respetivamente. Os pavilhões Nortecoope e Municipal de Gaia registaram grande afluência de público para assistir a vários jogos equilibrados, emotivos e com muito entusiasmo nas bancadas, sinais muito importantes para retribuir os apoios da Câmara Municipal da Maia e da Câmara Municipal de Gaia, bem como aos clubes que igualmente colaboraram nesta tarefa organizativa, casos do Maia Basket Clube e do Grupo Desportivo Bolacesto.
No Masculino, o FC Porto correspondeu à liderança que trouxe da fase regular e num encontro com caráter de final bateu o Maia Basket, por 51-35. O MVP Trust foi Isaac Sousa (Académico), e entram também no Cinco Ideal: Gustavo Carvalho (FC Porto), António Pereira (Maia Basket), Afonso Maria (Maia Basket) e Pedro Carrilho (FC Porto)
Nos femininos, o CPN partiu para o último jogo sabendo que poderia perder por uma margem de 16 pontos, mas as suas atletas não olharam para este número e venceram o Académico, por 49-35. As portuenses tinham vencido a fase regular. A MVP Trust foi Teresa Panzo (Académico) e entram também no Cinco Ideal Ema Rodrigues (CPN), Magui Ferreira (CPN), Mariana Rodrigues (NCR Valongo) e Mafalda Barbosa (Bolacesto)
As Final ABP – Trust também contaram com as partidas de definição dos 5.º a 8.º lugares, de ambos os géneros, sendo que, no Masculino, se lê assim: 1.º FC Porto; 2.º Maia Basket; 3.º Académico; 4.º 5Basket; 5.º Aroso; 6.º Bolacesto; 7.º FC Gaia; 8.º CLIP; no Feminino, a ordem é a seguinte: 1.º CPN; 2.º Bolacesto; 3.º Académico; 4.º NCR Valongo; 5.º Aroso; 6.º D. Póvoa; 7.º Guifões; 8.º Coimbrões.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.