AB Setúbal: Barreirense e GDESSA conquistam títulos em Sub18, Sub16 e Sub14
Conheça os cincos ideiais das competições

Clubes | Formação
30 JAN 2025
Janeiro é mês de decisões para os escalões de formação da nossa modalidade. Por todo o país jogam-se as fases finais dos campeonatos distritais de várias Associações, com vários campeões já conhecidos. Eis os resultados até ao momento na Associação de Basquetebol de Setúbal.
Já se conhecem os campeões distritais dos escalões de Sub18 (Femininos e Masculinos). O FC Barreirense sagrou-se campeão distrital na Fase Final que disputou com o Basket Almada Clube (BAC), Galitos FC e Seixal Clube 1925. Lorin Spinu (Seixal) conquistou o prémio de MVP, e no Cinco Ideal esteve acompanhado de Martim Vall (Barreirense), Pedro Silva (BAC), Gioachino Love (BAC) e Ricardo Duandel (Barreirense).
Ver esta publicação no Instagram
Nas Sub18 Femininas foi o GDESSA que conquistou o título distrital, que foi decidido com a Associação Académica Pinhalnovense, Montijo Basket Associação e Scalipus CS. Carolina Cabrita (GDESSA) foi a MVP da competição, e no Cinco Ideal teve a companhia das atletas Constança Jesus (Scalipus), Filipa Monteiro (Scalipus), Matilde Silva (GDESSA) e Letícia Vieira (GDESSA).
Ver esta publicação no Instagram
Tal como sucedeu no escalão de Sub18, nos Sub16 foi o FC Barreirense (Masculino) e o GDESSA (Feminino) quem fez a festa da conquista do título. No masculino as equipas que competiram, para além do campeão, foram o BAC, o Seixal Clube 1925 e o Scalipus CS. No feminino também estiveram presentes na competição o BAC, o Scalipus e o Seixal. Francisco Esperança foi o MVP e Martim Rocha (Seixal), Hélder Lima (Seixal), José Santos (Scalipus) e Christian Sambú (Barreirense) juntaram-se para completar o Cinco Ideal.
Ver esta publicação no Instagram
No Feminino, Teresa Cabrita foi a MVP e esteve no Cinco Ideal com Marta Ribeiro (Scalipus), Maria Leonor Sousa (GDESSA), Madalena Castro (Scalipus) e Gnaling Djoco (Seixal).
Ver esta publicação no Instagram
No escalão de Sub14 a história repete-se com o FC Barreirense e o GDESSA a vencerem os respetivos títulos. No escalão masculino participaram, na Fase Final, o Seixal Clube 1925, o Scalipus CS e o BAC e, no feminino, participaram o Montijo BA, o Seixal e o Scalipus.
No cinco ideal masculino: Martim Gomes (Seixal), Tiago Ramos (Barreirense), Caetano Ritchie (Scalipus), Rafael Carvalho (Barreirense) e Hiarley Araújo (Barreirense). No cinco ideal feminino estiveram presentes Alice Silva(GDESSA), Lukénia Costa (Montijo BA), Mariana Almeida (Seixal), Leonor Santos (Scalipus) e Luana Plowden (GDESSA).