Academia teve de suar

Mais complicado foi o apuramento da Academia do Lumiar para o jogo da final do Troféu António Pratas da Proliga.

Competições | FPB
26 SET 2015

Só no prolongamento, empate a 67 pontos no final do tempo regulamentar, a formação do Lumiar, que jogava em casa, superou a equipa do FC Barreirense por 77-74. Se no tempo extra a formação da Academia comandou sempre a marcha do marcador, já durante os 40 minutos foi o conjunto do Barreiro a liderar o resultado. Daniel Margarido da linha de lance-livre, ainda levou o jogo para tempo extra, mas nos cinco minutos suplementares, um triplo de Nuno Monteiro (75-71) e um cesto de dois de Benedito Suca foram importantes para qualificar a Academia para a final da competição. A final será disputada este domingo, às 15.30 horas, na Esc. Sec. Do Lumiar, e colocará frente a equipa da casa, a Academia, e a formação do Illiabum.

 

Nem o facto de jogar a casa do adversário impediu que o Barreirense assumisse o comando do jogo e, a meio do 2º período, dispunha de uma vantagem de catorze pontos (34-20). Ligeira reação da Academia até ao intervalo, a reduzir a diferença pontual para a casa das unidades (42-31).

 

No inicio da etapa complementar, o conjunto da margem sul foi gerindo a cada vez mais curta vantagem pontual, e a seis minutos do final do encontro as duas equipas encontravam-se empatadas a 60 pontos. Nos instantes finais do tempo regulamentar, a equipa da casa liderou por vantagens mínimas, mas Daniel Margarido com três pontos consecutivos (2+1) levou o jogo para o prolongamento.

 

No tempo extra, começou melhor a Academia, 4 pontos sem resposta, a 1.43 minutos do final o Barreirense diminuía para um a desvantagem (71-72), quando surgiu então o triplo de Nuno Monteiro (75-71) passados 13 segundos. Bendito Suca, com um cesto de dois, dava alguma tranquilidade à equipa da casa (77-74), mas Tiago Valente, a 9 segundos do fim, ainda tentou forçar mais um prolongamento, mas o triplo não entrou.

 

Benedito Suca, autor de 26 pontos e 6 ressaltos, foi importante no sucesso da Academia, bem como Denis Neves, contabilizou um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos) e Nuno Monteiro (12 pontos e 3 ressaltos).

 

A equipa do Barreirense só na luta das tabelas (28-40) não conseguiu equiparar-se ao seu adversário, tendo inclusive permitido 13 ressaltos na sua tabela defensiva. Um jogo bastante completo de Tiago Valente (23 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências), com Alexandre Coelho (18 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) e Daniel Margarido (10 pontos e 5 ressaltos) a serem os restantes jogadores do Barreirense a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados.

Competições | FPB
26 SET 2015

Mais Notícias