Académica derrota madeirenses
No jogo de encerramento da 6ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, a Académica, derrotou, em Coimbra, a equipa do CAB Madeira, por 85-80.
Competições
28 NOV 2010
Com este triunfo os conimbricenses regressaram às vitórias em casa, ao passo que os insulares somaram o seu segundo desaire consecutivo na condição de visitante. Ambas as equipas têm agora três vitórias na prova, sendo que os madeirenses têm um jogo a mais.
A partida começou sob o signo do equilíbrio, com as duas equipas a terminarem o primeiro período empatadas a 17 pontos. No segundo período, a equipa da casa teve um pequeno ascendente na parte inicial, algo que se alteraria a meio do período com os forasteiros a assumirem o comando do marcador (29-28). Nos minutos finais da 1ª parte os comandados de Norberto Alves, voltaram a liderar a marcha do marcador, chegando ao intervalo a vencer (36-31).No recomeço da partida, os visitados deram sinais de querer resolver rapidamente o jogo a seu favor, e a meio do 3º período a vantagem já se cifrava em 16 pontos (54-38). A boa reacção dos insulares, que aproveitaram os últimos segundos do quarto para fechar novamente o resultado (63-56), deixou tudo em aberto para o decisivo período.Nos últimos 10 minutos a equipa madeirense lutou para passar para a frente do marcador, conseguindo por três vezes estar a 3 pontos de distância (68-71, 70-73 e 75-78). A formação de Coimbra resitiu e suportou a pressão do aproximar do resultado. O lançamento triplo de Matthew Shaw (81-75) a 1.21 minutos do termo do encontro permitiu à equipa da casa respirar de alívio, concedendo-lhe outra estabilidade para gerir o resultado até final.O norte-americano Matthew Shaw foi o melhor marcador do encontro com 27 pontos, logo seguido por Fernando Sousa com 23 pontos, e sempre com Diogo Simões a assisti-los. Foram quatro os elementos do CAB que terminaram o jogo em pontos marcados na casa das dezenas, com Jaime Silva (3 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) a liderar com 19 pontos e Mário Fernandes (15 pontos e 7 assistências) a ser o mais valorizado da equipa com 21 pontos.