Académica em 3º lugar
A Académica de Coimbra terminou em 3º lugar a II edição da Taça Hugo dos Santos, depois de vencer no último de prova o Vitória de Guimarães, por 70-55.
Competições | FPB
16 JAN 2011
Os comandados de Norberto Alves marcaram a diferença no 3º quarto, ao elevarem para 20 pontos a diferença entre as duas equipas.
O primeiro encontro da tarde proporcionou aos jogadores menos utilizados a possibilidade de mostrar serviço, já que ambos os treinadores procederam a uma maior rotação do banco. Começou melhor o Vitória (17-12) que beneficiou da fraca percentagem de lançamentos por parte da equipa de Coimbra durante o quarto inicial.Nos segundos 10 minutos, os comandados de Norberto Alves, apercebendo-se que o tiro exterior não era a solução mais eficaz, aumentaram a pressão defensiva, que lhes proporcionou alguns contra-ataques e transições rápidas, a melhor forma de contrariar a defesa zona vimaranense. O aumento da eficácia da Académica fez com que recolhesse aos balneários com a reviravolta no marcador consumada (36-32).No recomeço do encontro e depois de uma primeira parte em branco, William Holland deu o mote para os conimbricenses se afastassem no marcador com dois triplos consecutivos. Se foi através do jogo exterior que a Académica fugiu no marcador, o jogo interior permitiu-lhe, por outro lado, dilatar a vantagem. Shaw causava imensos problemas no jogo interior, que alternava na perfeição com o lançamento exterior dos atiradores da equipa.A alternância de soluções atacantes colocava imensos problemas à defesa minhota que ao sofrer um parcial de 26-10 durante os primeiros 10 minutos da etapa complementar, colocava-a a perder por 20 pontos de diferença (42-62) à entrada do último quarto.No quarto final o Vitória fez o que lhe competia, avançou a sua defesa no campo, arriscou mais nas linhas de passe, lutou no ressalto ofensivo, embora sem nunca verdadeiramente ter ameaçado a liderança da Académica, que geriu com bastante tranquilidade a vantagem amealhada no período inicial do segundo tempo.O norte-americano do Vitória Kyle Austin (22 pontos e 13 ressaltos) foi o MVP do jogo com 27 de valorização, enquanto que na equipa vencedora Tommie Eddie foi o mais valioso, fruto do duplo-duplo que registou (11 pontos e 14 ressaltos).