Académico FC campeão da 1ª Divisão

O jogo da final do campeonato nacional da 1ª divisão masculina disputado este sábado, na Lousã, consagrou a equipa do Académico FC como campeã da prova.

Competições | FPB
4 JUN 2016

A equipa da cidade do Porto bateu a formação do Estoril Basket “B” por 56-51, num jogo muito disputado e em que as defesas se superiorizaram aos ataques. O encontro só se decidiu nos últimos 5 minutos, com o conjunto liderado por Diogo Perdigão a beneficiar do facto de ter estado melhor no capitulo do lançamento. Parabéns às duas equipas pela excelente temporada, e em particular à formação do Académico FC, clube histórico da modalidade, pelo seu regresso ao campeonato da Proliga.

 

Os primeiros 20 minutos foram marcados por um domínio repartido do jogo. A equipa do Académico foi a primeira a afastar-se ligeiramente na liderança (11-7), mas no inicio do 2º período os comandados de Artur Cruz já comandavam por uma diferença mais expressiva (18-12). Até final do período, a equipa do Estoril sentiu dificuldades para fazer pontos, permitindo que o Académico recolhesse aos balneários para o descanso na frente do resultado (26-23).

 

O recomeço da etapa complementar continuou a ser marcado pelo equilíbrio (36-34), mas nos cinco minutos finais do período o Académico consegue fugir no comando (43-34). Bastaram 3 minutos no derradeiro quarto para que a formação da linha tivesse dado a volta ao marcador (44-43), mas a meio do período voltava a ser a equipa do Porto a comandar o jogo (50-48). O Estoril volta a viver um período negro no que diz respeito à marcação de pontos, uma vez que até 45 segundos do final da partida o marcador não mais se mexeu a seu favor (48-54). Situação bem aproveitada pelo Académico para construir uma curta, mas importante, vantagem que lhe valeu o titulo de campeão.

 

A equipa vencedora tirou partido de ter estado melhor a lançar ao cesto (39% vs 29), já que perdeu a luta das tabelas (34-43). Apesar de ter conquistado 18 ressaltos ofensivos, o Estoril Basket B apenas registou 8 pontos em segundos lançamentos, um registo baixo para tantas posses de bola e lançamentos extra.

 

O experiente João Moreira (21 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) mostrou que ainda continua a ser decisivo na equipa do Académico FC, tendo sido bem secundado por Pedro Gouveia (16 pontos e 6 ressaltos).

 

Na equipa do Estoril Basket B, o duplo-duplo (21 pontos, 15 ressaltos e 3 roubos de bola) registado por Sérgio Santos, e a boa exibição protagonizada por Alexey Kaputskiy (16 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) não chegou para garantir o titulo.

Competições | FPB
4 JUN 2016

Mais Notícias