AD Vagos conquista Taça de Portugal
A AD Vagos conquistou a terceira Taça de Portugal do seu historial, depois de bater o União Sportiva, em Coimbra, por 54-50.
Associações | Atletas | Competições | Treinadores
11 MAR 2018
Num jogo decidido apenas nos segundos finais, valeu um triplo de Daniela Domingues bem perto do da buzina final para dar início à festa do emblema vaguense.
O jogo iniciou-se com as duas equipas à procura das suas mais valias e, nesta altura, destacavam-se Khadijah Whittington e Raphaella Monteiro, com ligeira superioridade para a AD Vagos, até porque a formação de João Janeiro converteu três triplos e obrigou as açorianas a cometerem 8 turnovers nos dez minutos iniciais.
No entanto o cenário alterou-se no segundo período, graças a um parcial de 14-4 favorável ao conjunto que viajou dos Açores. A primeira parte chegou ao fim com vantagem das líderes da Liga Feminina, que limitou o ataque vaguense a apenas sete pontos durante os últimos dez minutos da primeira parte e deixou o resultado em 26-29 para o União Sportiva na ida para os balneários.
A AD Vagos entrou melhor no encontro, após o regresso dos balneários, e um triplo de Daniela Domingues confirmou nova reviravolta no marcador (36-33), obrigando Ricardo Botelho a pedir um desconto de tempo. A paragem não surtiu efeito e, após novo triplo de Canastra e um lançamento de meia distância de Whittington, a vantagem vaguense subiu para dois dígitos (47-35). Depois de mais um desconto de tempo, as açorianas apostaram em defesa zona para fechar o terceiro período e tiveram sucesso na opção estratégica, impedindo que a AD Vagos marcasse mais pontos até à buzina e reduzindo, assim, a desvantagem no marcador (47-39).
No arranque do último período, Ricardo Botelho manteve a aposta na defesa zonal e, no ataque, Raphaella Monteiro assumiu preponderância na recuperação das insulares, que encostaram a uma posse de bola (50-47) com menos de dois minutos para jogar. Nos segundos finais, Sara Djassi ainda marcou um triplo – o único da partida -, mas Daniela Domingues respondeu na mesma moeda e selou o triunfo da AD Vagos.
Joana Canastra (14pts, 2as, 2rb), Khadijah Whittington (12pts, 16res, 1as, 2rb, 1dl), Daniela Domingues (11pts, 7res, 5as, 1rb), Inês Faustino (10pts, 2res, 2as, 1rb) e Inês Pinto (2pts, 9res, 2as, 3rb) foram decisivas para a vitória da equipa orientada por João Janeiro. Do lado do Sportiva, destaque para Raphaella Monteiro (24pts, 12res, 2as, 1rb, 1dl), eleita MVP da final, para além de Letícia Rodrigues (10pts, 8res, 1as, 1rb), Sara Djassi (9pts, 9res, 4as, 2rb) e Felicité Mendes (4pts, 7res, 1as, 3rb).