«Ainda estou a apalpar terreno»

Mário Palma já orientou o seu primeiro treino no Club Africain Tunis, bicampeão  de basquetebol da Tunísia e o novo clube que o selecionador português vai orientar fora de Portugal.

Competições | Seleções | Treinadores
17 DEZ 2015

Aos 65 anos, o treinador português mais vitorioso da atualidade decidiu aceitar um convite para treinar o Tunis até ao final de maio de 2016, altura em que termina o campeonato deste país do norte de África. O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, mostrou-se muito agradado com este novo projeto do selecionador nacional, até porque uma situação deste tipo estava prevista no contrato de trabalho, mas sempre com a salvaguarda dos interesses da seleção sénior portuguesa. Nesta nova aventura, Mário Palma será acompanhado por outro treinador nacional, Vasco Curado, naquela que será a sua primeira experiência no estrangeiro.

 

Em declarações à agência Lusa, Mário Palma, embora já tenha observado alguns vídeos da equipa, admite que ainda não conhece bem a equipa, mas a sua vasta experiência permite-lhe rapidamente identificar o seu potencial e que áreas serão necessárias melhorar ou corrigir.  "Vou dar o meu primeiro treino e não tenho muitas informações a dar sobre a minha nova equipa. Daqui a uns dias já terei uma ideia concreta sobre o valor do plantel. Ainda estou a apalpar terreno. Trata-se de mais uma experiência no estrangeiro, que não coloca em causa o meu trabalho na Seleção Nacional.”

 

O selecionador português partiu no passado domingo para a Tunísia já acompanhado de Vasco Curado, ex-treinador do Algés e atual adjunto no Tunis. Palma orientou em Angola o 1º de Agosto e a seleção angolana', à frente da qual conquistou seis Afrobaskets e foi eleito treinador africano do ano em 2005. Classificou ainda a seleção de Angola para os Jogos Olímpicos de Sydney'2000 e Atenas'2004. Ao serviço do 1º de Agosto conquistou quatro títulos de campeão de Angola e quatro Taças dos Clubes Campeões Africanos. Depois, rumou até à Jordânia, seleção que apurou, através do Campeonato da Ásia, para a fase final do Mundial de 2010 disputado na Turquia, em que se quedou pela 23.ª posição.

 

Em Portugal, o palmarés também é impressionante. Arrebatou 22 títulos no SL Benfica, entre campeonatos nacionais, taças de Portugal, taças da Liga e supertaças, e mais troféus (campeonato da Liga e Taça de Portugal) na extinta equipa do Estrelas da Avenida.

 

O técnico regressa a Portugal em finais de maio após a conclusão do campeonato da Tunísia a tempo de ainda acompanhar as meia final e a final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol. Em julho e agosto volta aos trabalhos da seleção lusa, que vai preparar a fase de qualificação para o Eurobasket'2017, cuja fase final se reparte por quatro países europeus. Finlândia, Israel, Roménia e Turquia, país que acolhe a decisão da competição.

 

"É com muita satisfação que vejo o Mário Palma a treinar uma das melhores equipas da Tunísia. Ele tinha uma cláusula de rescisão que lhe permitia ir treinar um clube estrangeiro desde que isso não colidisse com o trabalho nas seleções nacionais", frisou à Lusa Manuel Fernandes, presidente da FPB.

Competições | Seleções | Treinadores
17 DEZ 2015

Mais Notícias