Alexandre Pires: “Queremos ser competitivos”

No ano de regresso do Illiabum, clube histórico na modalidade, ao escalão principal do basquetebol português, a equipa vai ser comandada por Alexandre Pires, um estreante nestas andanças.

Competições | Treinadores
19 SET 2009

Depois de na época passada ter desempenhado em Ílhavo as funções de treinador-adjunto de Carlos Cabral, o antigo internacional diz-se preparado para o desafio e promete “lealdade e honestidade nas relações de trabalho.”

Está feliz pela escolha de um novo treinador ter recaído em si em ano de subida? Obviamente mentiria se disse se o contrário. Fiquei extremamente satisfeito mas ao mesmo tempo surpreendido pelo convite. Fez o seu percurso “normal” como treinador e agora, que é chegado o momento de assumir o comando ao mais alto nível, sente-se preparado para o desafio? Estou consciente da responsabilidade do cargo num clube e numa cidade que respira basquetebol. Mas sinto que estou preparado para abraçar mais este desafio. O facto de ter sido adjunto na época passada deste grupo de trabalho teve alguma influência nas escolhas que fez quando formou o actual plantel? Naturalmente que sim. As jornadas cruzadas permitiram na temporada passada aquilatar da valia que os planteis da Proliga tinham. Com mais um norte-americano no plantel, e com o conhecimento que tem da LPB, julga que poderá realizar uma época tranquila neste ano de estreia? A entrada de mais um jogador norte-americano poderá à primeira vista tornar o grupo mais competitivo, mas esta equipa do Illiabum é diferente relativamente à do ano passado. Basta referir que regista a entrada de 7 novos jogadores. Que objectivos estabeleceu? Pretendemos ser uma equipa competitiva ao longo de toda a época e que no final o saldo do trabalho realizado seja positivo. Tem alguma filosofia de treinador que defenda e que coloque em prática nas suas equipas? Aquilo que pedi aos meus atletas e o que tenho para lhes oferecer é lealdade, honestidade nas relações e no trabalho. Cada vez mais vão aparecendo treinadores que foram atletas num passado mais recente, pensas, sem querer entrar em comparações, que isso poderá ser positivo para a modalidade? Há quem pense o contrário…

Competições | Treinadores
19 SET 2009

Mais Notícias