Antevisão da Supertaça de basquetebol em cadeira de rodas

Os treinadores Ricardo Vieira (RV), da APD Braga, e Rui Lourenço (RL), do Sporting CP-APD Sintra, perspetivaram para a FPB o primeiro troféu da época de basquetebol em cadeira de rodas, a Supertaça.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 OUT 2019

 

A formação minhota, tetracampeã nacional, e a turma “verde e branca”, finalista vencida contra os bracarenses na Taça de Portugal da época passada, defrontam-se este sábado, 12 de outubro, no Pavilhão da Universidade de Aveiro, pelas 15h30, com transmissão na FPBtv.

 

O Sporting CP-APD Sintra foi a única equipa a fazer tremer a APD Braga no ano passado, em particular na final da Taça de Portugal. Que diferenças espera face a esse encontro?

RV: Espero um Sporting CP-APD Sintra mais entrosado do que nós, a poder causar mais complicações face ao trabalho que pode estar a desenvolver, assim como face às lesões que nos afligem neste início de época, ao ponto de a quatro dias do jogo não saber se posso contar com quatro elementos.

RL: A APD Braga, pelos resultados e títulos conquistados nas últimas épocas, terá necessariamente que ser considerada favorita, mas a equipa do Sporting CP-APD-Sintra vai a Aveiro com o objetivo claro de disputar esta final até ser possível, embora com algumas limitações de atletas lesionados, mas sempre com o espírito competitivo natural desta equipa.

 

Como avalia a pré-época da equipa?

RV: Tem sido uma razia total, como nunca vi antes. Estamos a falar de três titulares e um suplente muito utilizado, bastaria para tal ver Sintra privada de Hugo Lourenço, Pedro Gonçalves e Rui Lourenço, por exemplo. Efetivamente, as coisas quando nos correm mal dão-nos mais forças, tem sido uma das nossas resistências, mas chega a uma altura que cansa um pouco.

RL: A pré-época foi de muito trabalho, sacrifício, gozo e diversão, mas também limitações naturais das lesões de alguns atletas.

 

O que perspetiva para este encontro da Supertaça? Onde é que pode residir a chave para a vitória?

RV: Acreditar que é possível e tentar ter um desempenho melhor do que o normal defensivamente, anulando as peças fundamentais sintrenses. E ter muito espírito de sacrifício, acima de tudo.

RL: Creio que já respondi na primeira questão, mas podemos prometer intensidade, vontade de disputar o jogo ate ao fim, mas essencialmente total entrega de todos os atletas para se divertirem com a modalidade.

 

Aveiro acolhe pela primeira vez uma prova oficial de BCR. O que diria a quem nunca viu um jogo e tem essa oportunidade ao lado de casa?

RV: Gostaria de ter a minha equipa a 100%, no entanto estou certo de que o espetáculo está garantido e que poderão, certamente, constatar um excelente jogo, muito bem disputado e emotivo até ao final.

RL: Estou crente de que será uma excelente oportunidade para ver um jogo de basquetebol entusiasmante entre duas equipas que tudo fazem para proporcionar um apaixonante espetáculo desportivo. Vamos, com certeza, encontrar atletas extremamente empenhados em dar tudo para vencer e proporcionar ao público presente um grande jogo.

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 OUT 2019

Mais Notícias