APD Braga com dupla vitória no arranque da final do Nacional de BCR

A APD Braga venceu os dois primeiros jogos da final do Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, diante do Sporting CP/APD Sintra – 49-35 e 43-30.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
18 MAI 2019

As defesas e a tensão latente dos momentos decisivos ofuscaram os ataques, produzindo marcadores muito escassos. Os sintrenses apresentaram uma resistência superior à exibida na Fase Regular, mas os bracarenses não vacilaram e à custa de um basquetebol veloz, assim como de uma defesa intensa, adiantaram-se na discussão pelo título. Para a semana, o Sporting CP/APD Sintra recebe os minhotos às 14h30, no Pavilhão Serra das Minas. Em caso de nova vitória, a APD Braga sagra-se tetracampeã.

 

Nota: Fotos de Porfírio Ferreira

APD Braga 49-35 Sporting CP/APD Sintra

Num embate característico das finais, com o nervosismo a aflorar-se nos jogadores, a APD Braga conseguiu suplantar o rival sintrense, apesar da réplica oferecida ter superado o que o conjunto verde e branco fizera na Fase Regular. A concentração defensiva exibida pelos minhotos acabou por se assumir como a chave do êxito, ao aplacar as investidas ofensivas dos sintrenses, mais lentos e dependentes do jogo interior de Hugo Lourenço (4.0), que viu a sua ação limitada, embora se tenha destacado como melhor marcador com 21 pontos. À quebra de rendimento no terceiro quarto, a APD Braga deu uma resposta perentória com Eduardo Gomes (4.0) a mostrar-se particularmente inspirado e a dividir no final o estatuto de melhor marcador nos bracarenses com Márcio Dias (4.5) – 18 pontos cada. De salientar e saudar ainda o regresso à competição de Filipe Carneiro (2.0), cujo contributo se demonstrou inestimável, quer na intensidade defensiva bracarense, quer nas saídas rápidas para o ataque.

Parciais: 11-05 / 16-11 / 11-15 / 11-04

Melhores marcadores: APD Braga – #9 Eduardo Gomes 18 pts, #4 Márcio Dias 18 pts, #12 Filipe Carneiro 7 pts, #71 Henrique Sousa 4 pts, #13 Jorge Palmeira 2 pts; SCP/APD Sintra – #28 Hugo Lourenço 21 pts, #10 Pedro Gonçalves 10 pts, #8 Carlos Passos 2 pts, #13 Rui Lourenço 2 pts

 

APD Braga 43-30 Sporting CP/APD Sintra

O segundo encontro entre bracarenses e sintrenses pautou-se por maior equilíbrio e também por elevado desacerto de parte a parte. O desperdício em situações de um contra zero espelhou a pressão sentida pelos atletas perante um público numeroso, que acorreu em massa a Ferreiros, como já não se via há algum tempo, para apoiar os tricampeões nacionais. Ao contrário do primeiro jogo, onde a aproximação verde e branca nunca transpôs a barreira dos 6/7 pontos e só se verificou no terceiro quarto, a história do segundo duelo escreveu-se de forma diferente. Os sintrenses preservaram durante mais tempo o discernimento que lhes permitiu manter-se na discussão pela vitória, mas na segunda parte a pressão alta imposta pelos anfitriões repercutiu-se na primeira fuga relevante no marcador. A exclusão por faltas de Henrique Sousa (1.0) forçou o técnico Ricardo Vieira a efetuar alterações e a recuar para uma defesa em linha que surtiu igualmente bons resultados. No ataque, as saídas rápidas com recurso a man-out voltaram a causar estragos na defesa sintrense e a selar nova vitória para os tricampeões nacionais, que ficam assim a um triunfo do tetra.

Parciais: 14-10 / 05-07 / 13-04 / 11-09

Melhores marcadores: APD Braga – #4 Márcio Dias 19 pts, #9 Eduardo Gomes 12 pts, #12 Filipe Carneiro 8 pts, #13 Jorge Palmeira 2 pts, #23 Sílvio Nogueira 2 pts; SCP/APD Sintra – #28 Hugo Lourenço 15 pts, #7 Paulo Taborda 5 pts, #10 Pedro Gonçalves 4 pts, #8 Carlos Passos 2 pts, #5 João Cardoso 2 pts, #13 Rui Lourenço 2 pts

 

Próximos jogos

25/05

Sporting CP/APD Sintra vs. APD Braga, 14h30, Pavilhão da Serra das Minas

26/05

Sporting CP/APD Sintra vs. APD Braga, 11h, Pavilhão da Serra das Minas – *se necessário

 

 

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
18 MAI 2019

Mais Notícias