APD Braga e BC Gaia arrancam disputa do título nacional
Filipe Carneiro e Nelson Oliveira projetaram a final da prova
Competições
28 ABR 2022
APD Braga e BC Gaia enfrentam-se este sábado, às 16h, em Ferreiros, no primeiro jogo da final do campeonato nacional da 1ª divisão de BCR. Numa inédita final nortenha na competição, estarão frente a frente duas equipas com um saldo de partidas muito equilibradas, na corrente temporada (60-56 favorável a bracarenses; 63-61 e 59-57 para os gaienses), e que se batem novamente pela conquista de troféus. Na época passada, a APD Braga levou a melhor na Taça de Portugal e campeonato nacional, ao passo que, já no decurso do presente ano desportivo, o BC Gaia triunfou na Supertaça.
Filipe Carneiro, dos pentacampeões nacionais, e Nelson Oliveira, atleta dos gaienses, perspetivaram o duelo.
Do lado bracarense, o MVP da Final Four do campeonato nacional 2020/2021, antecipa uma luta cerrada. “Prevejo jogos bastante emotivos, em que nós queremos claramente voltar à conquista de títulos, depois do desaire da Supertaça. Não espero jogos fáceis para ambos. Vão ser decididos pelos detalhes e a mínima desatenção que possamos ter vai ser difícil para recuperar. É importante tentar estar sempre à frente no marcador”, analisa.
À luz da competitividade constatada em embates anteriores, o internacional português salienta a importância do jogo minhoto exibir máximo discernimento. “Temos que ser uma equipa mais concentrada, unida e ciente do que quer e sabe fazer em campo, sem inventar jogadas, passes e lançamentos precipitados. O nosso nível de jogo tem que melhorar a cada quarto e não vamos esperar que um jogador nosso faça o milagre no último lance da partida”, adverte o camisola #12.
Consciente das dificuldades impostas pela equipa do BC Gaia, nomeadamente no que toca ao lançamento exterior, Filipe Carneiro dá a receita para embalar a APD Braga rumo ao sexto título nacional consecutivo. “Penso que o que nos falta é a concentração nas ajudas defensivas (que temos vindo a trabalhar muito), principalmente nos minutos iniciais do jogo. Bem como o tiro exterior, que não tem sido certamente o nosso trunfo para ganhar os jogos, mas num bom dia pode ajudar muito contra equipas que sabem defender bem à zona, como é o caso de Gaia”, concretiza.
Nas hostes gaienses, Nelson Oliveira, o único que sabe o que é vencer um campeonato nacional, corrobora a opinião adversária. “Prevejo jogos muito equilibrados, em que a vitória pode sorrir para ambos os lados. Isso já ficou demonstrado nos jogos entre as duas equipas na presente época”, salienta o ex-APD Leiria e Rovteam.
Com uma derrota no último confronto diante da APD Braga ainda fresca na memória, o antigo internacional aponta a importância de estancar o poder de fogo dos campeões nacionais. “Penso que a chave se prenderá na defesa. Teremos que defender muito bem, evitar as penetrações na nossa área restritiva, onde Braga é muito forte, e ganhar as segundas bolas. Além disso, é importante contrariar as transições ataque-defesa, não pode haver o mínimo desleixo. Tem de haver uma entreajuda muito grande entre os atletas em campo. Depois, há que pôr em prática o nosso ataque com tranquilidade e sermos eficazes nas vantagens criadas”, resume.
Um dos mais experientes no plantel, Nelson Oliveira apela à fidelidade às ideias de jogo: “Se defendermos bem, formos disciplinados no ataque em relação ao que é trabalhado no treino e estivermos com concentração máxima, poderemos minimizar erros efetuados no passado, que se podem traduzir nalguns cestos concretizados, e fazer a diferença no final de cada jogo”, remata.
Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio