APD Braga e GDD Alcoitão triunfam na jornada inaugural do Campeonato

APD Braga e GDD Alcoitão venceram na jornada inaugural do Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR).

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
20 OUT 2019

 

Em jogo amorfo, os bracarenses, atuais tetracampeões nacionais e vencedores da Supertaça no fim de semana passado, superaram facilmente a APD Paredes – 47-29. A sul, em Queluz, GDD Alcoitão e APD Lisboa protagonizaram um embate renhido, com a vitória a pender para os locais, muito por culpa da excelente prestação do seu capitão Hugo Maia, melhor marcador do encontro e da jornada com 27 pontos.

 

Nota: Fotos de Ana Morais

 

APD Braga 47-29 APD Paredes

Desde cedo se percebeu que os minhotos embalavam para a vitória no jogo de abertura do Campeonato Nacional 2019/20. Sem Jorge Palmeira (2.5), mas com Filipe Carneiro (2.0) no cinco inicial e a estrear nova cadeira, mais “agressiva” e alta, a APD Braga desfez as poucas dúvidas que subsistiam quanto à capacidade paredense de discutir o encontro, ao aplicar um parcial de 16-4 no primeiro quarto, corolário da pressão defensiva e de saídas rápidas para o ataque. No segundo e último quartos, o técnico Ricardo Vieira concedeu minutos aos menos utilizados, o que ajuda a explicar inversão de papéis na partida, num dia, ainda assim, de produção ofensiva pobre dos comandados de Domingos Marinho.

Parciais: 16-4 / 8-10 / 19-6 / 4-9

Melhores marcadores – APD Braga: #4 Márcio Dias 23 pts, #12 Filipe Carneiro 8 pts; APD Paredes: #9 Hélder Freitas 10 pts, #10 Paulo Araújo 8 pts

 

GDD Alcoitão 52-41 APD Lisboa

Ao contrário do primeiro encontro do fim de semana, o clássico entre cascalenses e lisboetas trouxe incerteza no marcador. O desacerto defensivo dos locais, que forçava constantes compensações dos seus atletas mais rápidos, permitiu à APD Lisboa destacar-se nos primeiros dez minutos, entrando em cena a longa distância de Ângelo Pereira (2.5), autor de dois triplos incontestados no quarto, de um total de quatro lançamentos bem sucedidos dos 6,75 no encontro. Gradualmente, o GDD Alcoitão emprestou maior agressividade à sua manobra defensiva, enquanto no ataque, depois de um primeiro quarto pouco fértil – de parte a parte -, o internacional Hugo Maia (2.5), capitão do conjunto orientado por Fernando Lemos, começou a “castigar” os visitantes com sucessivos lançamentos de média distância, prólogo de uma exibição notável (27 pts, 52% de eficácia). Apesar de uma dinâmica ofensiva interessante a espaços, espelho do bom trabalho desenvolvido nos últimos tempos, a APD Lisboa viu o rival fugir no marcador aos poucos e saiu de Queluz derrotada.

Parciais: 6-11 / 19-12 / 12-7 / 15-11

Melhores marcadores – GDD Alcoitão: #15 Hugo Maia 27 pts, #10 Marco Gonçalves 6 pts; APD Lisboa: #8 Ângelo Pereira 16 pts, #10 Bruno Lopes 11 pts

 

Próximos jogos

Campeonato Nacional

26/10

APD Paredes vs. APD Leiria, 17h30

27/10

APD Lisboa vs. APD Braga, 11h

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
20 OUT 2019

Mais Notícias