APD Leiria e BC Gaia em busca de um lugar na final
Meia-final da Liga BCR entre leirienses e gaienses começa a 7 de maio
Competições
4 MAI 2023
BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto e APD Leiria batem-se pela presença na final da Liga BCR. A meia-final entre gaienses e leirienses descola no domingo, 7 de maio, em casa dos campeões nacionais, pior classificados na fase regular, pelo que o fator casa está do lado da turma do Lis, no segundo e hipotético terceiro jogo.
Na corrente temporada, a APD Leiria leva vantagem no confronto direto, com duas vitórias em três partidas, a contar para a fase de pré-qualificação e para a fase regular da Liga BCR. Pedro Bártolo, treinador-jogador do conjunto anfitrião do desafio de domingo, espera a melhor versão dos seus pupilos nesta etapa decisiva. “Como em quase todas as épocas por esta altura, estamos em crescendo. Ainda procuramos um pouco a nossa identidade, mas creio que há maior maturidade na equipa para atacar a passagem à final”, analisou. O internacional A considera que o favoritismo é repartido. “A APD Leiria é um adversário muito difícil, pelo jogo interior assertivo que tem. Venceu-nos duas vezes e não foi por acaso. Só elevando a intensidade defensiva podemos encontrar o antídoto”.
A formação do centro do país procura voltar a lutar pelo título, conquistado pela última vez na época 2014/2015. O técnico Luís Ramos tece elogios ao rival, mas vinca o espírito positivo que paira nas suas hostes. “Estamos confiantes. Atletas e equipa técnica estão com a moral em cima, à espera do melhor desempenho. Sabemos das dificuldades que a equipa do BC Gaia nos vai causar, olhando a todo o percurso que têm feito. São uma equipa jovem, mas com muita garra e vontade de vencer”, comentou, rematando de forma perentória: “Acreditamos que será possível passar à fase seguinte”.
No domingo, 7 de maio, às 15h, decorre o primeiro jogo da meia-final, no pavilhão Dr. Manuel Ramos, em Grijó, Vila Nova de Gaia. A eliminatória ruma depois a Leiria, no dia 13 de maio, às 14h30, no pavilhão do Lis, em Cortes, estando previsto o mesmo horário para o dia seguinte, caso exista a necessidade de realização do terceiro encontro.