“Apita tu também!”
Desafio da semana passada resolvido!
Juízes
19 MAI 2020
As três situações de jogo da semana passada foram resolvidas, com as soluções para os três casos a serem detalhadamente explicadas. Esta quinta-feira teremos novo desafio!
Situação 1: Durante um ataque da equipa azul, o jogador #4 recebe a bola, efetua um drible e realiza um lançamento, sob pressão do jogador #12. Após largar a bola no lançamento, existe um contacto entre ambos os jogadores. Falta normal do jogador #4, falta antidesportiva do jogador #4 ou “no call”?
Resposta: Ocorre uma falta antidesportiva do jogador azul #4. Este jogador é responsável pelo contacto violento com o cotovelo sobre o defensor. Este contacto forte, claramente excessivo, tem de ser assinalado como contacto antidesportivo, não podendo ser desprezado.
Situação 2: O jogador #12 vai efetuar uma reposição de bola em jogo pela linha final. Passa a bola para dentro de campo, a bola toca nas costas do jogador #6 e o jogador atacante #12 volta a agarrar a bola e lança ao cesto. Esta ação é: Jogada legal ou jogada ilegal, pois o jogador amarelo #12 não tem ambos os pés dentro de campo quando agarra a bola?
Resposta: A Jogada é legal. O jogador amarelo #12 já se encontra dentro de campo quando contacta novamente com a bola e a agarra para lançar. A posição de um jogador é determinada pelo local onde toca o solo (Art. 11 das Regras Oficiais). Quando ele toca a bola, um dos seus pés já está dentro de campo (o outro está no ar), logo situação legal.
Situação 3: O jogador #4 inicia um contra-ataque fazendo um passe para o seu colega #31, que recebe a bola em movimento, e inicia o ato de lançamento para o cesto. Esta jogada do jogador #31 é: Jogada ilegal ou é uma jogada legal?
Resposta: O jogador #31 não comete qualquer violação, a jogada é legal. De acordo com o Art. 25 (regra dos passos), o jogador #31 recebe e controla a bola enquanto tem um pé (esquerdo) no solo – passo zero, e de seguida faz mais dois apoios – passo um e passo dois, lançando a bola ao cesto de seguida antes de regressar com um ou ambos os pés ao solo novamente.