Apresentado na FMH, “Joga Simples” promete abrir as portas do Desporto Paralímpico
Tiago Maia, fundador do projecto, fez o balanço do evento realizado a 3 de Fevereiro
Competições
7 FEV 2024
A Faculdade de Motricidade Humana (FMH) de Lisboa acolheu o evento de apresentação do projecto “Joga Simples”, a 3 de Fevereiro. A plataforma visa fomentar e simplificar a iniciação desportiva das pessoas com deficiência, aspecto onde o próprio fundador, Tiago Maia, sentiu dificuldade, quando procurou um clube para jogar Ténis em cadeira de rodas, dando azo ao gosto pela sua modalidade de eleição.
O lançamento do projecto contou com a presença de várias entidades, entre as quais a FPB, representada pelo presidente do Comité Nacional de BCR, Augusto Pinto, momento do qual Tiago Maia faz um balanço positivo. “À medida que se aproximou o evento, vimos que estávamos prontos no que respeita à logística. E a presença das várias entidades convidadas, bem como a adesão da imprensa, ajudaram muito”, salienta.
Menos de duas semanas após a inauguração do site, feita a 28 de Janeiro, o impacto já se pode rotular como auspicioso. “A receptividade tem sido muito boa. Temos de resolver a versão mobile e ainda está em falta alguma informação. Mas aconteceu, por duas ou três vezes, mencionarem o projecto a amigos e conhecidos meus que privam com outras pessoas com deficiência. Já registámos também o contacto de três potenciais atletas, um que pretende jogar BCR e outros dois que ainda estamos a tentar encaminhar para as modalidades mais ajustadas à deficiência de cada um”, sublinhou o impulsionador do “Joga Simples”, que se congratula pela “estabilização da equipa de trabalho do projecto”, algo que irá potenciar o seu alcance.
No que respeita aos próximos passos, Tiago Maia sinaliza a importância da promoção do site e da obtenção de mais informação dos clubes. “Temos de trabalhar nesse âmbito para conseguir chegar ao maior número de pessoas possível e à imprensa, que nos tem requisitado bastante. O foco será na promoção e na obtenção da informação, que acreditamos que ainda não está tão completa e actualizada quanto possível. Temos de estreitar igualmente a ligação com as federações, para chegarmos a mais clubes, e realizar melhorias no site, nomeadamente na versão mobile”, sintetizou.
Nota: fotografias cedidas pela equipa do “Joga Simples”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.