Argentina e Turquia na final
Argentina e Turquia são considerados dois dos candidatos ao título do Campeonato Mundial de Basquetebol, que começa a 28 de Agosto.
Competições | FPB
24 AGO 2010
E um deles irá ao evento com o triunfo na Taça Efes Pilsen, o prestigiado torneio turco no qual Portugal já participou. Ultrapassaram respectivamente o Canadá e o Líbano, em Ancara, encontrando-se agora na final deste torneio de preparação.
A Argentina bateu o Canadá (formação que venceu o jogo de atribuição da medalha de bronze do ano passado na FIBA Americas Championship), por 79-64, no sábado, e seguindo-se depois uma vitória sobre o Líbano (89-82).Tab Baldwin, o líder do Líbano, mostrou-se satisfeito com a exibição dos seus jogadores após o encontro. “Estou muito feliz com o desempenho da minha equipa porque a Argentina é uma formação muito difícil, número um do ranking da FIBA. O Fabricio Oberto e o Luis Scola são dos melhores duos interiores, enquanto o (Carlos) Delfino (André) e o Nocioni são muito bons no perímetro. Estivemos perto e que deixa-nos felizes.”Baldwin, que conduziu a Nova Zelândia a um surpreendente quarto lugar no Campeonato Mundial da FIBA, em 2002, em Indianapolis, vai liderar o Líbano no Grupo D, diante da Espanha, Canadá, França, Lituânia e sua ex-equipa, os “Tall Blacks”. Já o técnico Sergio Hernandez levou a Argentina a um quarto lugar em 2006 e a uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008.A sua equipa parecia estar no controlo da partida frente ao Líbano, mas não foi capaz de se afastar no marcador. “Dominámos o jogo, mas não fomos capazes de colocá-los fora da discussão da vitória até o último segundo. O Líbano nunca desistiu e os seus jogadores tiveram uma mentalidade forte. Não mostrámos o melhor do nosso jogo e a vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados”, reconheceu. “O importante é que continuemos com a nossa preparação em boa forma, a pensar no Campeonato do Mundo.”Oberto, um homem-chave nesta Argentina deste verão, admitiu que ainda há arestas a limar: “Temos de continuar a melhorar na defesa. A cada dia estabelecemos outra tarefa na nossa preparação, porque temos grandes expectativas.”A Turquia, que jogará no Grupo C, em Ancara, com a Grécia, Rússia, Costa do Marfim, Porto Rico e China, derrotou o Líbano (93-72) e, em seguida, “esmagou” o Canadá (84-53).Na sua primeira vitória, Omer Asik mostrou que estava de volta à melhor forma depois de uma temporada repleta de lesões. Asik, que vai jogar esta temporada na NBA pelos Chicago Bulls, fez 20 pontos e sete ressaltos.O veterano base Omer Onan contribuiu com muita da inspiração para o triunfo sobre o Canadá. Terminou com 17 pontos.