ARRANCA A AVENTURA DA AD VAGOS NO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Participação no Nacional da 2.ª Divisão

Competições
23 JAN 2020

No passado dia 19 de janeiro, a AD Vagos fez a sua estreia oficial no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de basquetebol em cadeira de rodas.

 

Apesar das duas derrotas averbadas, por 40-26 face à APD Lisboa B e 67-25 diante do Sporting CP/APD Sintra B, emblemas com pergaminhos na modalidade, as prestações da primeira equipa aveirense de BCR deixam bons augúrios para o futuro.

 

O treinador-jogador da AD Vagos e impulsionador do projeto, o ex-internacional brasileiro – participante em quatro Jogos Paralímpicos – Roberto Ramos, enalteceu a importância de abrir o desporto a todos, enfatizando o percurso moroso e difícil com que se depararam para a consecução deste objetivo.
O preço das cadeiras, em torno de uma média de 3 mil euros, aliado a toda a logística inerente à manutenção de uma equipa, com a agravante dos transportes serem necessários em dose dupla para transportar cadeiras pessoais e de competição, obrigam a recursos financeiros acima da média.
Por agora, a AD Vagos socorre-se de cadeiras de baixo custo para competir, mas cuja durabilidade é curta, não permitindo aos atletas atingir o melhor desempenho.
Por isso, esta formação pioneira, com o desejo em mente de proporcionar ao cidadão com deficiência o pleno direito à prática desportiva, continua ativamente à procura de apoios que concorram para elevar o seu nível e receber mais atletas.
Atualmente, integram o plantel o mencionado Roberto Ramos, João Rumor, Carlos Kasé, Mário César, André Santos e Alexandre Mateus.
O caso de Alexandre, ex-jogador de basquetebol,  vítima de um traumatismo cranioencefálico que lhe afetou a locomoção, traduz fielmente a capacidade do desporto em devolver esperança.
Nesta tarde especial, o camisola 5 da AD Vagos contou com uma “claque” numerosa nas bancadas, entre família e amigos, que testemunhou este momento de reconciliação com o seu presente e futuro.

APD Lisboa B 40-26 AD Vagos

Parciais: 17-8 / 6-6 / 9-4 / 8-8
Melhores marcadores: APD Lisboa B – #11 A. Afashokov 9 pts, #8 A. Pereira 7 pts; AD Vagos – #6 J. Rumor 10 pts, #21 A. Santos 8 pts

Sporting CP/APD Sintra B 67-25 AD Vagos

Parciais: 16-6 / 12-6 / 18-7 / 21-6
Melhores marcadores: Sporting CP/APD Sintra B – #10 R. Pires 24 pts, #26 H. Miranda 18 pts; AD Vagos – #6 J. Rumor 13 pts, #21 A. Santos 6 pts

Próximo jogo

9 de fevereiro – AD Vagos vs. Sporting CP-APD Sintra B, 17h15, Pavilhão 1.º de Maio Inatel, Lisboa
Competições
23 JAN 2020

Mais Notícias