“Art Dunk” em destaque no Metro de Lisboa
Exposição vai estar disponível na estação do Cais do Sodré, de 25 a 31 de maio
FPB
31 MAI 2023
O projeto “Art Dunk”, que esteve em grande plano nos Liga Betclic Awards, está agora aberto ao público e assim irá continuar até dia 31 de maio, permitindo que os amantes do basquetebol e das artes possam admirar os trabalhos efetuados pela Betclic Collective e pela Underdogs.
A iniciativa partiu de um simples desafio colocado a 12 artistas: criar peças de arte a partir de 24 bolas de basquetebol usadas. Todos os anos, inúmeras bolas utilizadas nas Ligas Betclic Feminina e Masculina, competições da Federação Portuguesa de Basquetebol, são descartadas por motivos regulamentares.
Assim, 24 bolas foram entregues a 12 artistas, escolhidos pela Underdogs, para que fossem transformadas em obras de arte. O produto final passou pela criação de raposas, ténis desportivos, instalações multimédia com vídeos integrados ou até mesmo tabelas de basquetebol coloridas, reforçando a relação da arte urbana com o basquetebol.
Os artistas convidados foram Arashida, Confeere, Fiumani, Hélio Bray, João Varela, Kruella D’Enfer, Maria Imaginário, Mariana A Miserável, Projeto Ruído, Tamara Alves, Tiago Evangelista e Vai Dar Pitanga, que deram asas à sua imaginação e criaram obras que podem ser apreciadas até dia 31 de maio, no saguão principal da estação de metro e comboio do Cais do Sodré, em Lisboa.
Todas as peças expostas estão à venda online em www.artdunk.pt, têm valor único e as receitas geradas com a venda de cada peça reverterá – na totalidade – para a requalificação de um campo público de basquetebol.