Atlético a uma vitória da subida

O jogo 1 da meia final do campeonato da Proliga entre Atlético CP e Terceira Basket ficou marcado por uma pontuação baixa (65-53), mas isso não impediu que o conjunto de Alcântara se adiantasse na eliminatória decidida à melhor de três jogos.

Competições
7 MAI 2016

O conjunto da Tapadinha beneficiou do seu desempenho durante o 3º período para construir uma almofada pontual que viria a revelar-se decisiva para o desfecho da partida. A série viaja agora para a ilha Terceira, com os açorianos obrigados a vencer dois encontros, e o clube lisboeta a dispor de duas oportunidades para fechar a eliminatória. O vencedor deste playoff garante a presença na próxima edição da Liga Portuguesa de Basquetebol.

 

O domínio do jogo foi repartido durante a 1ª parte, ainda que nenhuma das equipas tenha conseguido distanciar-se no comando do jogo. Estiveram melhor os açorianos no 1º período (12-9), e mesmo tendo perdido o quarto seguinte (13-15) chegaram ao descanso a vencer pela diferença mínima (25-24).

 

Contrariamente ao que tinha sucedido nos primeiros vinte minutos, o inicio do 2º tempo foi bastante desequilibrado, com a equipa da casa a conseguir um parcial (22-6) extremamente favorável. Depois do empate a 29 pontos, o Atlético conseguiu um parcial de 9-0, e nos últimos sete minutos do 3º período, o Terceira apenas somou dois pontos (46-31). Nos últimos 10 minutos, a diferença pontual entre as duas equipas nunca foi inferior a oito pontos, pelo que o Atlético foi capaz de manter sempre o adversário afastado da liderança.

 

As duas equipas equivaleram-se no capitulo do lançamento, tanto de 2 como de 3 pontos, mas a linha de lance-livre foi mais benéfica (22/28 – 79%) para a equipa do Atlético. Destaque ainda para o maior contributo do banco da equipa vencedora (22 vs 6) durante o jogo.

 

O experiente Sérgio Ramos voltou a desempenhar papel importante no sucesso do Atlético, e ficou a um ressalto de um duplo-duplo (22 pontos e 9 ressaltos). João Manuel somou 12 pontos, e Miguel Barroca (10 pontos, 4 assistências e 2 ressaltos) terminou o jogo na casa das dezenas.

 

Na equipa terceirense, Eki Viana (11 pontos e 13 ressaltos) teve uma atuação muito positiva, o mesmo se poderá dizer das prestações de Mathew Smith (13 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências), Luís Tomassi (11 pontos, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) e Fernando Ferreira (10 pontos e 7 ressaltos).

Competições
7 MAI 2016

Mais Notícias