Atlético ganha 1º round

Mais uma ronda positiva para o Atlético no Grupo A da 2ª fase do campeonato da Proliga.

Competições
20 FEV 2016

Ao bater, em casa, o Vasco da Gama por 75-58, o clube de Alcântara vai-se posicionando de forma a poder garantir um lugar que lhe permita disputar o acesso à Liga Portuguesa de Basquetebol. As duas equipas voltam a encontrar-se na Tapadinha este domingo, mas desta vez num jogo que vale o acesso à Final a 8 da Taça de Portugal.

 

Se o primeiro minuto do jogo decorreu de uma forma natural para a formação vascaína (3-4), os mais de cinco minutos que se seguiram colocaram o conjunto nortenho numa posição extremamente complicada. Com um parcial de 15-0, os visitados fugiram no marcador (19-3), e no final do 1º período venciam confortavelmente por 27-8.

 

O Vasco da Gama recompôs-se no 2º quarto, recuperou a sua ofensividade e recolheu aos balneários para o intervalo já com um resultado bastante mais favorável, mas ainda assim negativo (28-36). Se até meio do 3º período se manteve uma toada de equilíbrio (43-34), daí para a frente a equipa lisboeta assumiu em definitivo o comando do jogo.

 

No 1º minuto do derradeiro quarto, o Atlético chegou à vantagem máxima (60-38) e não mais perdeu uma liderança folgada até final do jogo. Sobretudo porque foi mais eficaz nos tiros de 2 pontos (49% vs 38%) e principalmente pelo aproveitamento demonstrado da linha de lance-livre (28/32 – 88%). O Atlético mostrou-se mais forte na luta das tabelas (37/27), embora tenha sido forçado a cometer 24 turnovers, bem aproveitados pelo Vasco da Gama para somar 20 pontos. O contra-ataque foi a principal arma ofensiva dos forasteiros, já que contabilizaram 29 pontos através dessa área do jogo.

 

A experiência de Sérgio Ramos (24 pontos e 5 ressaltos) e João Manuel (20 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) voltou a ser preponderante em mais um sucesso do Atlético.

 

Na equipa do Vasco da Gama, Paulo Ferreira terminou o jogo nos dois dígitos, 13 pontos, aos quais somou 3 ressaltos. Paulo Vieira protagonizou um jogo muito completo como os números demonstram: 8 pontos, 9 ressaltos e 4 roubos de bola.

Competições
20 FEV 2016

Mais Notícias