Austrália surpreende a França
A Austrália bateu, na noite de segunda-feira, outro adversário de qualidade, ao alcançar uma vitória (67-66) frente à França na final do Torneio Internacional de Villeurbanne.
Competições | FPB
25 AGO 2010
Apenas 24 horas após a sua equipa ter superado o Brasil, Brett Brown Boomers viu Matt Nielsen converter um cesto com apenas três segundos para jogar, que dava uma vantagem de um ponto aos australianos
Após um tempo de desconto pedido pelo treinador de França, Vincent Collet, os azuis colocaram a bola nas mãos do jogador aberto Nicolas Batum – atleta dos Portland Trail Blazer – que atrás da linha de três pontos não converteu, o que deu a vitória (suada) à Austrália. Os “aussies”, que tinham usado no jogo anterior uma grande pressão defensiva diante uma equipa de topo como o Brasil (vencedor no ano transacto do FIBA Americas Championship), voltaram a utilizar a mesma arma contra os franceses. “Foi o mesmo tipo de receita que nos levou à vitória contra o Brasil na noite passada”, disse Brown. “Reduzimos a França a 31 pontos no segundo tempo e tenho tentado produzir períodos de grande qualidade defensiva. Julgo que o esforço produzido na defesa nos terceiro e quarto períodos foi excelente.” E prosseguiu: “Estou ansioso para que o nosso ataque recupere o atraso relativamente à defesa, porque nesta fase ela está muito mais avançada. Mas isso é um problema bom.” A França, por seu turno, tem de se consciencializar que será capaz de vencer a maioria das equipas presentes no Campeonato do Mundo, mas precisa de melhorar em determinadas áreas do jogo.Na última partida, foram os lançamentos da linha de lance-livre. A equipa de Collet converteu apenas 11 dos 20 tentados, em contraponto com os cinco em sete para os Boomers.A má percentagem do lance livre saiu muito caro para a França no final.Boris Diaw foi para a linha de lance-livre com 13 segundos para jogar e converteu apenas um dos dois lançamentos, dando uma vantagem de 1 ponto ao conjunto francês (67-66).Depois de um desconto de tempo pedido pelo técnico australiano, o francês Florent Pietrus quase conseguia um roubo de bola, mas acabaria por ser Nielsen, após alguma confusão, a conseguir uma bandeja fácil que deu o triunfo na partida. Os movimentos ofensivos da Austrália ainda estão fora do seu timing, mas Pat Mills deu aos Boomers grande capacidade de penetração convertendo quatro das suas seis entradas para o cesto, para um máximo de pontuação no jogo de 18 pontos. A França perdeu apesar de ter dominado a Austrália na luta das tabelas (39-27).O último jogo de preparação dos Boomers tendo em vista a participação no Campeonato Mundial FIBA será frente a Costa do Marfim, enquanto a França vai enfrentar o Brasil.