Balanço da terceira semana de preparação da Seleção de Sub 16 Masculinos

A terceira semana de preparação da Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos tendo em vista o Europeu da categoria - Divisão B, que se realizará em Sófia entre 11 e 20 de agosto, foi cumprida em Vieira do Minho.

Atletas | Competições | Seleções
24 JUL 2016

Foram efetuados 8 treinos com os 14 jogadores convocados para esta fase, e realizaram-se 4 jogos, 2 dos quais relativos ao Torneio Internacional de Sub 16 de Vieira do Minho 2016. 

De referir que ontem, a comitiva nacional foi recebida na Câmara Municipal local, por António Cardoso, Presidente da autarquia.

Foi uma semana de grande produtividade, já que a presença da competição deu um contributo fundamental para aferir o nível de preparação da equipa até ao momento, mas também deixar uma ideia do muito que ainda há por fazer até ao início do Campeonato da Europa deste ano. As Seleções da Irlanda e da Bélgica reuniram-se nesta bonita vila da região do Minho, e para além dos jogos oficiais que as três Seleções realizaram, Portugal efetuou um particular com cada um dos adversários. Estes 2 jogos extra serviram para oferecer mais uma oportunidade de confronto internacional que tanto estes jovens necessitam.

Apesar de não ter conseguido vencer a Bélgica, Portugal acabou por sair vencedor do Torneio Internacional de Vieira do Minho 2016, após uma vitória clara sobre a Seleção da Irlanda por 81-55. No final dos 3 jogos todas as equipas terminaram o torneio com uma vitória. Portugal acabou por vencer com um registo positivo entre pontos marcados e sofridos, fruto de uma exibição muito bem conseguida no jogo com a Irlanda. No confronto com a Bélgica ficou muito claro para quem teve oportunidade de assistir aos jogos, que o jogador português da idade de sub-16 apresenta fragilidades atléticas e técnicas no que respeita à qualidade individual do jogador. Estas diferenças manifestam-se nas reações e no ritmo que os belgas conseguem impor aos processos simples que taticamente utilizam. Deixam a ideia de que, nesta idade para jogar um jogo de qualidade, a leitura de um bloqueio direto ou um hand-off, podem ser suficientes que o 1×1 seja o fundamental da tática coletiva da equipa. Fica a ideia que só através de uma organização baseada em opções táticas de 5×5, e porventura, demasiadamente comandadas “por fora”, se torna possível à seleção nacional ser competitiva com a Bélgica. A Irlanda demonstrou uma grande atitude e uma capacidade muito interessante de ser agressivo face ao cesto. No entanto, porque as diferenças físicas e atléticas deixam-nos algumas vantagens, e porque Portugal conseguiu a interromper a fluidez da circulação da bola com trocas sucessivas nos bloqueios diretos, os jovens portugueses sentiram-se um conforto defensivo que lhes permitiu explorar não apenas o contra-ataque mas também construir o ataque com mais serenidade. Os jovens portugueses mostraram um grande caráter e estão de parabéns por mais uma semana de trabalho duro e intenso. A SN recomeça os trabalhos na próxima 3ª feira em Ermesinde, onde se manterá nas próximas duas semanas.

Uma nota de especial agradecimento para os responsáveis da Associação de Basquetebol de Braga e para a Câmara Municipal de Vieira do Minho que tudo fizeram para que nada faltasse à Seleção Nacional de Sub 16 durante toda a semana. Um grande bem haja às gentes do Minho pela sua simpatia e hospitalidade.

 

Resultados do Torneio Internacional de Sub-16 de Vieira do Minho 2016

22 julho: Bélgica 52 – Irlanda 69

23 julho: Portugal 53 – Bélgica 64

24 julho: Portugal 81 – Irlanda 55

 

Classificação

1.º Portugal – 134 / 119

2.º Bélgica – 116 / 122

3.º Irlanda – 124 / 133

Atletas | Competições | Seleções
24 JUL 2016

Mais Notícias