Barcelos avança na Taça

A cidade de Barcelos continua a revelar-se como uma fortaleza quase intransponível para a equipa da casa, que este domingo garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Competições
31 JAN 2016

Ao bater o CAB Madeira, por 77-64, a formação do Barcelos vai agora receber a equipa do Lusitânia na próxima ronda da competição. Depois de uma 1ª parte marcada pela igualdade, o triunfo do conjunto minhoto começou a ganhar forma durante o 3º período e confirmou-se nos minutos iniciais do derradeiro quarto.

 

 

Apesar do domínio repartido durante o 1º tempo, estiveram melhor os madeirenses no quarto inicial (18-12), sendo que as duas equipas recolheram aos balneários empatadas a 38 pontos. O CAB tirou partido dos tiros de longa distância (5/11 – 46%), das situações de contra-ataque (11 pontos) e da linha de lance-livre (7/10), para somar pontos. Já os barcelenses mostraram-se fortes na tabela ofensiva (10 ressaltos), traduzidos em 18 pontos em segundos lançamentos e numa eficácia de 50% nos lançamentos de 2 pontos (12/24).

 

O recomeço da etapa complementar foi bastante mais desequilibrado, acentuando-se a superioridade da equipa da casa (27-12), que construiu uma vantagem de quinze pontos. A eficácia dos madeirenses da linha de 3 pontos decaiu, a juntar a algumas perdas de bola sem lançamentos e a lances-livres desperdiçados, o que fez com que o CAB visse o adversário a afastar-se no marcador.

 

O Barcelos voltou a começar bem o 4º período, não sofreu pontos durante mais de 4 minutos, tendo a vantagem disparado para os vinte pontos de diferença (73-53). Se nos tiros de longa distância as duas equipas se equivaleram, nos lançamentos de curta e média distância o Barcelos foi bastante mais eficiente (54% vs 32%), o que em parte é explicado pelo domínio exibido na área pintada (36 vs 20 pontos) e pelos 21 pontos somados em segundos lançamentos.

 

Andrew Ferry (22 pontos) esteve com a mão quente, ao passo que João Torrié (10 pontos, 14 ressaltos, 2 assistências e 2 desarmes de lançamento) foi importante nos dois lados do campo, acabando por protagonizar uma exibição bastante completa na equipa do Barcelos. Tal como Igor Dukovic, autor de 11 pontos, 8 assistências e 5 ressaltos.

 

Fim de semana negativo para a equipa do CAB, embora nesta eliminatória da Taça de Portugal tenha contado com 5 jogadores com 10 ou mais pontos. George Blakeney, com 12 pontos a que juntou 9 ressaltos, foi o mais concretizador, seguido de perto por Ricky Franklin (10 pontos e 7 assistências), Jorge Coelho (10 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) e por Fábio Lima (9 pontos e 12 ressaltos).

Competições
31 JAN 2016

Mais Notícias