Barcelos e Ferragudo defrontam-se no Minho

Tanesha Sutton e Vânia Sengo na antevisão de um dos jogos da 17.ª jornada da Liga Betclic Feminina; Seis encontros este fim de semana

Atletas | Competições
2 FEV 2024

Este fim de semana decorre a 17.ª ronda da Liga Betclic Feminina, sendo que um dos jogos opõe o Basquete Barcelos HMMotor à ACD Ferragudo, equipas que se estrearam esta época na competição.

Tanesha Sutton e Vânia Sengo, jogadoras de minhotas e algarvias, respetivamente, anteviram um encontro que está agendado para este sábado (11h30), com transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito).

Do lado do Barcelos, Tanesha Sutton dá a receita para a vitória: “Eu diria que a melhor qualidade do Ferragudo é a capacidade que tem em movimentar a bola e colocar pressão na defesa, enquanto também consegue aplicar diferentes “defesas zona” durante o jogo. Uma das chaves para ganhar este jogo passa por aproveitarmos este embalo que ganhámos na segunda metade da época. Temos de jogar de forma agressiva na defesa e no ataque. Parar o adversário e tirar qualidade às suas posses de bola, ao mesmo tempo que capitalizamos isso a nosso favor e pequenas coisas, é muito importante para nós”, vinca.

O emblema nortenho, que ocupa a oitava posição da classificação, tem feito um bom percurso e Sutton explica o porquê: “Penso que o Barcelos aposta muito num lado “familiar”. Não falo apenas da equipa, mas também pela forma como filhos de pessoas do nosso staff praticam basquetebol no clube. Temos colegas de equipa que treinam os mais jovens! Isso mostra o orgulho que cada um tem em fazer parte desta comunidade! Também há pessoas excelentes, não tão conhecidas, mas que fazem tudo para que possamos dar o nosso melhor. A nossa equipa também mantém essa mentalidade de “família”. Encorajamo-nos umas às outras para sermos melhores através das nossas ações e palavras. Somos uma equipa incansável que luta junta até ao fim!”, vinca.

A extremo-poste quer um Barcelos nos lugares cimeiros: “O nosso principal objetivo é estar nos primeiros lugares da Liga. Portanto, chegar aos playoffs sempre esteve no nosso pensamento”, afirma.

Na sua primeira época em Portugal, a atleta de 28 anos mostra-se rendida: “Sinceramente, adoro a natureza competitiva desta Liga! Gosto do equilíbrio entre todas as equipas, nunca se sabe quem vai sair vencedor. Ganha quem quer mais e é isso que torna o basquetebol divertido”, finaliza.

No Ferragudo, Vânia Sengo analisa o adversário: “O Barcelos é uma equipa com química. As atletas jogam de forma unida e nota-se que se conhecem há algum tempo, isso é uma mais-valia para uma equipa. As coisas funcionam. Jogamos sempre para vencer. Encaramos este desafio com o Barcelos como uma excelente oportunidade de demonstrar o nosso valor e de alcançar a vitória”, garante.

A extremo detalha aquilo que há a fazer para fugir ao sempre indesejado último posto da tabela classificativa: “Penso que aproveitámos esta longa paragem (três semanas) para integrar novas jogadoras e consolidarmos alguns aspetos que nos faltavam para sermos mais consistentes. Já provámos durante a época que podemos competir com todas as equipas, mas tem-nos faltado a consistência para obtermos melhores resultados. Ninguém gosta de ser o último classificado, na equipa ninguém está conformado com a classificação, e estamos unidas em retomar os bons resultados”, assegura.

Vânia Sengo caracteriza o Ferragudo: “É uma equipa recém-chegada à Liga e que já deu provas de ambição e determinação. A nível de jogo a nossa equipa é versátil, rápida e intensa. É uma equipa com personalidade e com enorme caráter”, elogia.

Chegada ao Algarve já com a época em andamento, Vânia Sengo veio aportar qualidade e experiência ao Ferragudo. A atleta de 27 anos fala sobre esta etapa: “Sou apenas mais uma jogadora que vem ajudar a equipa para a obtenção dos melhores resultados possíveis. Qualquer experiência é necessária numa equipa. Acho que vim num momento ideal, a saída da Kennedy também foi uma baixa pesada. Mas penso que conseguimos colmatar isso alterando o nosso estilo de jogo. Como disse, a versatilidade da nossa equipa permite fazer mudanças quando estas são precisas. Considero que todas as atletas devem passar por experiências diferentes na vida, para desenvolvimento e crescimento pessoal, e a minha passagem no Ferragudo não é exceção”, conclui.


São estas as partidas da 17.ª ronda da Liga Betclic Feminina, todas elas com transmissão em direto na FPBtv:

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Atletas | Competições
2 FEV 2024

Mais Notícias