Barreirense na frente

O Barreirense, depois da vitória caseira frente ao Sampaense Basket (64-58), juntou-se ao grupo dos líderes do Grupo B do campeonato da Proliga.

Competições
28 FEV 2016

Mas só no último período a formação do Barreiro conseguiu garantir a vitória, isto depois de ter sido durante grande parte do jogo a equipa de S. Paio de Gramaços a comandar o encontro. A Academia, mais do que se mostrar competitiva, conseguiu vencer, em casa, o Esgueira/OLI (68-59), um dos líderes do Grupo B do campeonato da Proliga. Embora tenha estado mais tempo no comando do jogo, a formação do Lumiar só nos últimos 5 minutos do encontro foi capaz de o resolver a seu favor.

 

Início forte por parte do Sampaense, que a 2.15 minutos do final do 1º período estava confortavelmente instalado no comando do jogo (17-3). Aos poucos o Barreirense foi equilibrando o resultado, mas ao intervalo eram ainda os forasteiros que comandavam o encontro (30-24). E seria um triplo de Daniel Coelho, a meio do 3º período, que provocaria a cambalhota no marcador (37-36), seguindo-se depois um período de grande equilíbrio e de alternâncias no comando.

 

A 8.40 minutos do final os barreirenses venciam pela diferença mínima (47-46), até que depois, três minutos positivos por parte da equipa da casa – parcial de 7-0 – empurraram em definitivo o conjunto do Barreiro para a vitória. A dois minutos do final, a diferença pontual chegou mesmo à casa das dezenas (59-48), muito por culpa do domínio exibido no ressalto (38-25) – 14 dos quais ofensivos – e que proporcionaram 17 pontos em segundos lançamentos, e do acerto da linha de três pontos (10/26 – 39%).

 

O base Alexandre Coelho (17 pontos, 10 assistências e 7 ressaltos) comandou muito bem o Barreirense, tendo sido bem secundado por Kevin Coronel (8 pontos e 13 ressaltos) e Daniel Coelho (15 pontos e 6 ressaltos).

 

O Sampaense soube aproveitar os turnovers adversários (14 pontos) e levou vantagem no jogo interior (26 vs 16 pontos), mas mesmo tendo contado com as boas prestações de Tim Lucas (23 pontos, 6 assistências, 5 ressaltos e 5 roubos de bola), grande jogo, e de Tiago Carvalho (12 pontos e 4 ressaltos) não conseguiu evitar a derrota.

 

Academia mais forte no final

 

No início do 2º período, a equipa lisboeta conseguiu dar um pouco de maior expressão à sua vantagem (38-29) e manteve-se no comando até ao primeiro minuto do 3º quarto (48-48). Os minutos seguintes foram de grande equilíbrio, sendo que a pouco mais de quatro minutos do final, a equipa da casa vencia pela diferença mínima (59-58). Um parcial de 9-1, favorável à Academia, acabou por ditar o vencedor do encontro, permitindo-lhe derrotar o Esgueira.

 

Do lado da Academia, Benedito Suca (27 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) esteve a muito bom nível, enquanto Pedro Valente voltou a seu o melhor marcador dos esgueirenses com 18 pontos, aos quais somou 2 ressaltos e 2 assistências.

Competições
28 FEV 2016

Mais Notícias