Basketmi Ferrol conquista IV Torneio de BCR de Grijó e Sermonde
Formação galega superou a concorrência da seleção nacional e do BC Gaia
Competições
21 SET 2021
O pavilhão municipal de Grijó acolheu, no dia 18 de Setembro, a IV edição do Torneio de BCR de Grijó e Sermonde. Pela primeira vez com caráter internacional, fruto da presença do Basketmi Ferrol, campeão da 2ª liga espanhola, a prova contou com a participação da seleção nacional, que deu o “tiro de partida” na sua preparação para o campeonato da Europa B/C de 2022, e do anfitrião BC Gaia. No primeiro encontro, o BC Gaia saiu derrotado por 46-39, frente à Seleção Nacional, com os destaques individuais a recaírem, em matéria pontual, em Pedro Bártolo (2.5) – 16 pts -, pelos locais, e Iderlindo Gomes (4.0) – 12 pts -, poste de Portugal.
A tarde arrancou com o duelo entre os comandados de Marco Galego, selecionador nacional, e Ricardo Vieira, selecionador adjunto, e a formação galega. Apesar da derrota – 55-52 -, a equipa nacional manteve-se na luta até ao último segundo, com possibilidade de levar o encontro para prolongamento, e deu sinais claros de evolução, mesmo numa fase precoce da época, o que abre boas perspetivas para o próximo verão. O capitão Márcio Dias (4.5) – 10 pts -, pela seleção nacional, Karol Szulc (4.5) e Pedro Paz (4.5), ambos com 19 pontos, pelo conjunto espanhol, destacaram-se como os mais concretizadores.
A fechar o torneio, perdurou a tónica de equilíbrio, no jogo com maior produção ofensiva, com o BC Gaia a escalar vários níveis exibicionais face ao embate da manhã, ao ponto de continuar na discussão pela vitória até ao último período. Pedro Bártolo (2.5) reclamou o estatuto de melhor marcador do encontro, ao amealhar 22 pontos (12 dos quais da linha de três pontos), enquanto nos forasteiros Karol Szulc (4.5) voltou a estar em plano de evidência ao apontar 18 pontos. Ambos os atletas repetiriam o protagonismo na atribuição dos prémios individuais. Pedro Bártolo, treinador-jogador dos gaienses, distinguiu-se como o melhor marcador da competição e Karol Szulc, internacional polaco, colheu as preferências de capitães e técnicos pelo título de MVP.
Sem qualquer derrota, o Basketmi Ferrol ergueu o troféu de vencedor, a seleção nacional, com um jogo vencido e um perdido, terminou na segunda posição, e o BC Gaia, sem triunfos, ficou no terceiro lugar.