Basquetebol nas escolas chega ao ensino especial

O protocolo entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e o Special Olympics foi assinado no Domingo e visa a introdução do programa Basquetebol 3x3 nas Instituições de Ensino Especial.

FPB
7 ABR 2008

A celebração do protocolo foi integrada na Final 8 da Taça de Portugal de Basquetebol, que decorreu no Coliseu José Rondão de Almeida, em Elvas. O programa agora estabelecido terá como base o modelo da FPB, “Compal Air”, que é desenvolvido nos estabelecimentos de ensino regular, e irá permitir um contacto entre as diversas equipas que participam no projecto, quer sejam do ensino regular quer do ensino especial, uma vez que as fases regionais e o encontro nacional serão realizados em conjunto.

Este pretende ser o primeiro passo para a criação de “Clubes Special Olympics” nas Escolas de Ensino Regular, ao abrigo do programa “Unified Sports”.Actualmente, encontram-se inscritas no programa 17 instituições e cerca de 120 jogadores de vários pontos do país. Até 2011, o Special Olympics Portugal espera duplicar este número.Programa de 6 de Abril.Manhã – Sessão de Autógrafos com jogadores da Liga de Basquetebol e atletas “Special Olympics”Almoço – Assinatura do ProtocoloBackgroundSendo o Special Olympics oriundo dos EUA, não é de admirar que o Basquetebol tenha sido a primeira modalidade colectiva a fazer parte dos primeiros Jogos Special Olympics realizados em 1968, em Chicago. Desde então, tem vindo a desenvolver-se em muitos países e, nos últimos Jogos Mundiais de Verão realizados em Xangai em 2007, participaram 50 selecções nacionais. A nível mundial praticam esta modalidade cerca de 350.000 atletas, em mais de 100 países.Em 2004, foi estabelecida uma parceria com a FIBA – Europa e lançado um projecto denominado “Semana Europeia de Basquetebol”. Este evento, que se realiza anualmente (entre a última semana de Novembro e a primeira de Dezembro), tem contribuído para a captação de novos jogadores: de 13.000 praticantes em 2004, passaram para 40.000 em 2006. Por ser uma nova modalidade colectiva a incluir no programa do Special Olympics Portugal optou-se, este ano, pela sua forma simplificada – 3×3 – adequada às características dos praticantes.

FPB
7 ABR 2008

Mais Notícias