Basquetebol para todos

É verdade que sempre se ouviu dizer que o Basquetebol é um desporto para “gente grande”, mas não são só os mais altos que conseguem ter sucesso na nossa modalidade.

São quase duzentos mini atletas que estão presentes em Paços de Ferreira para a VI edição da grande Festa Nacional do Minibásquete. Entre estes atletas, há sempre quem se destaque e os motivos são mais que muitos. Ora o João Vicente (Castelo Branco), o João Rodrigues (Algarve), a Carolina Valente (Leiria) e a Dayra Zekhel (Lisboa) destacam-se pela altura, mas estão em extremos opostos. Enquanto o Joãozinho tem apenas 1m34 e é o mais pequeno de todos, o João Rodrigues, com 1m86 é o jogador mais alto da Festa. A Dayra é a mais alta e a Carolina a mais pequena, no que toca ao feminino.

No que diz respeito aos grandes, as principais vantagens apontadas são a facilidade nos ressaltos e no marcar perto do cesto, tal como dificultar a vida aos pequenos que o tentam fazer. As desvantagens não existem para o João, mas para a Dayra admite que lhe marcam mais faltas por ser maior que as outras. Os dois jogam basquete há dois anos e estão pela primeira vez na Festa, que para eles tem sido espetacular. Os dois têm ídolos no mundo do basquetebol. Stephen Curry para o João, Michael Jordan e Ticha Penicheiro para a Dayra, atletas que os dois gostavam de conhecer.

Já os pequenos, também vão fazendo a “Festa”. Para eles as vantagens incidem especialmente na defesa. Visto que conseguem roubar mais bolas e como diz o João “as bolas no chão são todas minhas”. A rapidez é igualmente um proveito vindo do tamanho. Por outro lado, consideram que é difícil ganhar ressaltos contra os grandes e defendê-los também não parece ser tarefa fácil. Por esta altura, o João completa um ano de basquete e a Carolina 7 meses, sendo que a convocatória a deixou algo surpresa e bastante contente. Muggsy Bogues (jogador mais pequeno de sempre a jogar na NBA com 1m60) e Mário Fernandes (base da Seleção Nacional) são os jogadores que o João Vicente gostava de conhecer. Já a Carolina adorava conhecer a Ticha Penicheiro e o Stephen Curry.

Apenas o João Vicente e a Dayra têm como objetivo serem jogadores de Basquete. A Carolina sonha ser pediatra e o João Rodrigues ainda não tem planos definidos para o futuro! Basquetebol à parte, o ano escolar dos quatro foi bastante produtivo, passaram todos sem qualquer negativa e com notas bastante elevadas, sendo que a Carolina foi a que mais se destacou com cinco valores em todas as disciplinas!

Por último, uma coincidência alheia a eles próprios. Apesar dos números não terem sido escolhidos por eles, acabaram por com o número 8 os dois pequenos e com o 14 os dois grandes.

O que têm em comum? A paixão pelo basquetebol e o sonho de um dia virem a representar Portugal!

2 JUL 2016