Basquetebol português de luto pela morte de Henrique Vieira

Antigo jogador e treinador de referência

O basquetebol português encontra-se de luto pela morte de Henrique Vieira, antigo jogador e treinador com uma carreira de grande prestígio, que faleceu aos 65 anos esta segunda-feira.

Henrique Vieira nasceu em Moçambique, onde jogou na Real Sociedade e Sporting de Lourenço Marques, antes de um percurso consagrado em Portugal ao serviço da Académica de Coimbra, Ginásio Figueirense, Atlético CP e SL Benfica. Pelos “encarnados”, Henrique Vieira , 28 vezes internacional pela Seleção portuguesa, sagrou-se campeão nacional por sete vezes, assim como conquistou uma Taça de Portugal, seis Supertaças e duas Taças da Liga.

Formador da Escola Nacional de Basquetebol, Henrique Vieira treinou o Atlético, Estoril-Praia, UD Oliveirense (uma Taça de Portugal e uma Supertaça), AD Ovarense (um Campeonato Nacional), Benfica (dois Campeonatos Nacionais, duas Supertaças e uma Taça Hugo dos Santos) e Sport Algés e Dafundo.

Em memória de Henrique Vieira foi cumprido um minuto de silêncio em Odivelas, esta segunda-feira, antes do Portugal vs. Montenegro, partida da Seleção Nacional sénior masculina relativa à qualificação para o Mundial 2023.

O velório de Henrique Vieira principia esta quarta-feira, às 17 horas, e vai decorrer na Igreja de São Tomás de Aquino (a capela mortuária fica na lateral da Igreja, na Rua Ginestal Machado), em Lisboa. No dia seguinte, pelas 10 horas, dá-se a celebração religiosa, seguida do funeral no cemitério de Benfica.

À família de Henrique Vieira e seus amigos mais próximos, a FPB envia as mais sentidas condolências.

4 JUL 2022