BC Barcelos é campeão nacional da 2.ª Divisão feminina
Ambas as equipas já tinham garantido a subida de divisão.
Competições | FPB
26 JUN 2021
O BC Barcelos sagrou-se campeão nacional da 2.ª divisão feminina ao vencer o GDESSA Barreiro “B” na final nacional por 59-53.
Num encontro pautado pelo equilíbrio, o GDESSA “B” entrou melhor no encontro, mas a equipa de Barcelos depressa respondeu e terminou o primeiro quarto na liderança do marcador fruto de um parcial de 6-1 a fechar os dez minutos iniciais.
No segundo período o ritmo não abrandou e as duas formações trocaram lideranças até a buzina soar para o intervalo, quando o marcador assinalava 25-24, favorável para o conjunto do Barreiro.
O BC Barcelos voltou dos balneários mais concentrado e conseguiu impedir que o seu adversário marcasse durante os primeiros quatro minutos do terceiro quarto, o que lhe permitiu recuperar a liderança e mantê-la até aos derradeiros dez minutos.
A emoção estava guardada para o último quarto, com o GDESSA a passar para a dianteira do encontro a seis minutos do final. A resposta da formação nortenha foi imediata, com Anya Oliveira a recuperar a liderança poucos segundos depois. Um triplo de Victorya Pankova (53-49) acabou por ser decisivo, e selou o triunfo da equipa de Pedro Maio.
Na equipa vencedora estiveram em grande plano Isabel Costa (14pts, 20res, 3ast, 2rb, 1dl), Sianni Martin (21pts, 3rb) e Victorya Pankova (16pts, 5res, 2ast, 1rb, 1dl). Já pelo GDESSA “B”, Jessica Azulay (18pts, 8res, 1rb, 1dl) foi a mais esclarecida.
No final do encontro, o técnico Pedro Maio dedicou a vitória ao grupo de trabalho e confessou que o título ficará na história do clube: “Um título é sempre especial. Este foi diferente de todos e vai ficar na nossa história. Sabemos que a época não foi perfeita, mas o desporto é isto e hoje foi o grupo que venceu, não foi uma vitória de uma jogadora. Isso para mim é o mais importante e o que quero realçar”, explicou.