BC Gaia e APD Braga prosseguem discussão do título no sábado

Gaienses lideram a final por 2-0 e gozam agora da vantagem do fator casa

Competições
15 JUN 2023

Na final da Liga BCR, o fim de semana pode ser decisivo no apuramento do campeão ou forçar a “negra”. O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto averbou duas vitórias no terreno da APD Braga36-47 e 46-54 – e parte para o terceiro encontro sabendo que, em caso de novo triunfo, no sábado, 17 de junho, às 17h, em Grijó, – transmissão FPBtv -, festeja o bicampeonato. Se a APD Braga vencer, há novo embate, no domingo, também em Grijó, às 15h. O empate na eliminatória ditaria a quinta e decisiva partida, prevista para 24 de junho, em Ferreiros, Braga, às 16h.

Na antecâmara de mais um frente-a-frente da maior rivalidade do BCR nacional nas últimas épocas, ouvimos Rui França, treinador-adjunto e jogador dos gaienses, e Filipe Carneiro, atleta da APD Braga. O camisola #12 do conjunto minhoto mantém viva a esperança de fazer regressar o título de campeão a Braga e sinaliza o aspecto essencial para um desfecho positivo no próximo jogo. “Continuamos a sentir algumas dificuldades na saída da pressão a campo inteiro que a equipa de Gaia tem adotado. O trabalho sem bola terá que ser chave contra equipas mais rápidas que nós e que defendem bem um para um. Temos vindo a trabalhar esse aspeto e, se todos souberem o que fazer e manter a cabeça fresca nos momentos decisivos, não vejo porque não pensar na reviravolta”, resumiu.

Apesar de reconhecer o “peso” da desvantagem, o base/extremo internacional A recorda circunstâncias similares contornadas no passado e vinca que a veterania da equipa não é um capital inteiramente negativo. “O grupo ainda acredita e continua empenhado a cada treino e a pensar jogo a jogo. Somos uma equipa com uma média de idade já um pouco avançada, é verdade, mas também contamos com experiência. Já ultrapassámos reviravoltas em épocas passadas e com menos opções do que dispomos hoje”.

Rui França, tece elogios ao rival bracarense e adverte para a necessidade do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto se apresentar no seu melhor para se impor mais uma vez. “Irá ser com certeza mais um jogo intenso e emocionante, como têm sido todos os jogos com a APD Braga. Estamos a falar do nosso grande rival, são uma grande equipa e tudo farão para ganhar este terceiro jogo. Teremos de estar no topo das nossas capacidades para conseguirmos vencer e trazer o Bi-campeonato para a nossa vitrine.”, frisou.

Quanto à estratégia a adoptar para levar avante essa intenção, o técnico e jogador acredita que os seus pupilos se devem manter fiéis à postura dos jogos recentes. “Teremos de ter um bom equilíbrio tático e continuarmos com a grande intensidade defensiva que demonstrámos”.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Competições
15 JUN 2023

Mais Notícias