Be Urban2 – o desporto com as cidades

O torneio Be Urban2 (“be urban too”, ou seja, “sê da cidade também”), reflecte as carências sentidas nas nossas cidades no que ao desporto diz respeito.

FPB
3 MAI 2006

Todos se unem em torno da modalidade rei do momento, o futebol, mas depressa se esquecem que nem só o futebol existe e que nem todos conseguem ser futebolistas. A Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto através de fundos comunitários, desenvolveu um projecto que visa oferecer um programa de actividades diferentes à comunidade onde está inserida, mais precisamente Campanhã. São modalidades desportivas que normalmente só estão associadas a determinados grupos ou estratos sociais, tais como o hipismo, o golfe, o natação, o basquetebol e o ténis. Em parceria com algumas escolas e comunidades locais faz com que algumas dezenas de jovens todas as semanas se associem ao desporto e a uma actividade física regular.

Desta forma, os professores responsáveis pelo basquetebol na Fundação, simultaneamente treinadores do escalão de iniciados masculinos do GDB Leça, mais precisamente José Querido e Bruno Silva, organizaram um torneio para que na continuidade do projecto Urban2, as jovens atletas tivessem um contacto não só com o basquetebol mas também com a realidade da competição desportiva. Assim foram convidadas as equipas do F.C. Porto e do Grupo Desportivo Basquete de Leça (GDBL) e participam também a Escola E.B. 2,3 do Cerco do Porto e da Nicolau Nasoni (Contumil). O torneio tem sido um sucesso principalmente nos meios escolares onde serve de estímulo a outros jovens que começam a interessar-se pela modalidade e muitos são aqueles que já pretendem também fazer parte das equipas.Apesar de ser notória a diferença em termos técnicos da qualidade basquetebolística das equipas das escolas para as equipas federadas, as primeiras têm conseguido sustentar alguma competitividade durante o torneio o que as motiva ainda mais. O intuito é mesmo trazer estas jovens para o desporto federado e fazer com que não se percam nas ruas de contextos sociais menos favorecidos, algo que esperamos ver acontecer na próxima época coma inserção destas nas equipas federadas.Temos pena é que estes projectos não tenham continuidade e no final do próximo ano lectivo, este projecto irá findar. Pelo menos umas boas dezenas de jovens tiveram a oportunidade de sentir e de vibrar no mundo do desporto a sério. Ficamos à espera de mais!autor do texto: José Querido

FPB
3 MAI 2006

Mais Notícias