Benfica B volta aos triunfos

Depois de um fim de semana de jornada dupla nada positiva, a equipa do SL Benfica B regressou a casa, às vitórias, e logo diante do Terceira Basket (86-77), 2º classificado do Grupo A do Campeonato da Proliga.

Competições
19 MAR 2016

Mas só no prolongamento, empate a 65 pontos no final do tempo regulamentar, os encarnados conseguiram mostrar uma superioridade evidente, já que durante os 40 minutos o equilíbrio foi a nota dominante, sendo que no 1º tempo foram mesmo os açorianos a controlar a marcha do marcador.

 

Ao intervalo os terceirenses venciam por dez pontos de diferença (37-27), a mesma que se registava no final do 3º período. Mas uma entrada em falso no arranque do derradeiro quarto, parcial de 11-0 favorável aos benfiquistas, permitia a reviravolta no marcador (54-53). Os últimos 5 minutos foram de enorme equilíbrio e incerteza, e um cesto de Benvindo Mendes, a 52 segundos do final do tempo regulamentar, colocava a equipa da casa no comando (65-63). Com 4 segundos para jogar, Mathew Smith não tremeu da linha de lance-livre, converteu os dois, e levou o jogo para tempo extra.

 

Só passado quase um minuto o marcador voltou a mexer-se, depois de um triplo de Fernando Ferreira. Quatro pontos consecutivos de Gonçalo Pires voltavam a colocar os benfiquistas no comando, e novo triplo, este de Mathew Smith empatava a partida a 71 pontos com 1.52 para jogar. À entrada do último minuto, um triplo de Ricardo Rosa colocou o Benfica muito próximo da vitória (76-71) que viria a confirmar da linha de lance-livre.

 

 Os encarnados mostraram-se ligeiramente melhores no capitulo do lançamento, lance-livre incluído, e contaram com mais contributos do banco (21 vs 7 pontos). Nem o facto de ter conquistado 18 ressaltos ofensivos fez com que os terceirenses tivessem tido sucesso.

 

O base encarnado, Ricardo Rosa, ficou muito perto de um duplo-duplo (26 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola), mas isso não o impediu de ser o melhor marcador do Benfica. Destaque ainda para a prestação do outro base da equipa, Aljaz Slutej (18 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola).

 

A grande exibição de Mathew Smith (33 pontos e 10 ressaltos) não foi coroada com o sucesso da equipa, num jogo em que Eki Viana registou igualmente um duplo-duplo (15 pontos e 15 ressaltos) de grande qualidade na equipa da ilha Terceira.

Competições
19 MAR 2016

Mais Notícias