Benfica começa bem a defesa do titulo

O SL Benfica começou da melhor forma a defesa do titulo, ao bater, na Maia, a equipa da casa por 64-50.

Competições
11 OUT 2015

Uma vitória que se pode considerar expectável, embora haja que realçar a baixa pontuação registada, bem como a réplica oferecida pelos maiatos, já que só no 4º período os atuais campeões nacionais confirmaram o triunfo. Mais fácil foi o êxito do Barcelos, o 2º neste fim de semana, diante do Eléctrico FC (90-46). Um resultado que começou a ganhar forma no quarto inicial, tamanha foi a superioridade exibida pelos barcelenses.

 

 

Na Maia defrontavam-se duas equipas que faziam a sua estreia na LPB, onde o favoritismo pendia para o lado dos benfiquistas. Apesar das duas equipas se destacarem mais nos aspetos defensivos, em tempo de intervalo o Benfica liderava por oito pontos de diferença (30-22).

 

Os maiatos batiam-se muito bem na luta das tabelas, conquistavam mesmo muitos segundos lançamentos (14 ressaltos ofensivos), mas eram penalizados pelas fracas percentagens de lançamento. Ainda assim, à entrada do derradeiro período a diferença pontual entre as duas equipas mantinha-se inalterável (47-39).

 

O Benfica não esteve bem da linha de lance-livre (10/21 – 47.6%), mas valeu-se da melhor pontaria nos lançamentos de campo, especialmente de dois pontos (18/31 – 58.1%). Cláudio Fonseca (16 pontos e 11 ressaltos) e Jeremiah Wilson (14 pontos, 7 ressaltos e 4 roubos de bola) eram as alternativas interiores, e ajudaram a que os encarnados tivessem sido mais fortes nos últimos 10 minutos.

 

O capitão maiato, Nuno Marçal, ficou a um ressalto de um duplo-duplo (17 pontos e 9 ressaltos), e foi o que mais se destacou na equipa nortenha.

 

Resolver cedo

 

O Barcelos soube tirar partido do factor casa para somar duas vitórias durante o fim de semana. Depois do triunfo frente ao Lusitânia, os comandados de João Tiago impuseram-se com alguma facilidade frente ao Eléctrico FC. Isto porque, nos primeiros 10 minutos os barcelenses construíram uma confortável vantagem de dezanove pontos (28-9). O 2º período foi mais equilibrado (20-15), mas os problemas defensivos do conjunto de Ponte de Sor voltaram a agravar-se no recomeço da etapa complementar (29-9), e o resultado disparou para uns claros 77-43.

 

Os alentejanos apenas converteram 1 triplo em 18 tentativas, que contrastava com a grande eficácia dos barcelenses, que concretizaram 17 triplos em 31 tentativas (54.8%).

 

O norte-americano, Andrew Ferry (17 pontos, 5/6 de 3 pontos) foi um bom exemplo dessa eficiência, tal como Dejan Pejic (14 pontos, ¾ de 3 pontos, 4 roubos de bola, 3 ressaltos e 3 assistências).

 

O poste Josimar Cardoso (18 pontos e 8 ressaltos) e o extremo João Lanzinha (12 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) bem lutaram para alcançar a primeira vitória na LPB.

Competições
11 OUT 2015

Mais Notícias