Benfica de volta à Europa

O Benfica inicia a sua participação europeia na Eurochalenge, na próxima terça-feira, dia 16 de Novembro, às 20 horas, na Bulgária, frente aos campeões em título do Lukoil Academic.

Competições | FPB
15 NOV 2010

Os encarnados fazem parte do Grupo C, que integra, para além do próximo adversário, a equipa suíça do Helsinn Lugano Basket e os estónios do Tartu University Rock. Um regresso desejado e há muito esperado dos actuais bicampeões nacionais à Europa e equipa, conforme conta o base Miguel Minhava, espera logicamente conseguir obter sucesso.

Depois de um longo período de afastamento, onde outrora foi conhecido e até temido pelas grandes equipas europeias, o Benfica regressa, finalmente, ao basquetebol europeu, na tentativa de reconquistar prestígio e o reconhecimento condizente com a grandeza do clube e o seu passado histórico da modalidade.Consciente das dificuldades que terá pela frente, o experiente base benfiquista, em declarações à Benfica TV, coloca a fasquia alta ao assumir o desejo da equipa em passar esta primeira fase de grupos. “Vai ser duro, com jogos muito intensos e viagens desgastantes, no entanto, a nossa motivação passa por chegar a Dezembro no primeiro lugar do campeonato e, se possível, com o apuramento na Eurochallenge. Não vai ser fácil mas estamos muito motivados para isso.”A equipa búlgara do Lukoil Academic ficou muito perto de conseguir o apuramento para a Eurocup, acabando por ser eliminada, no somatório das duas mãos, frente ao Aris de Salónica, por uma diferença de 3 pontos apenas (167-170). Mesmo assim, e depois de terem sido derrotados em casa (74-78), os búlgaros conseguiram vencer na Grécia (93-92) ficando bem perto do apuramento.O plantel do Lukoil Academic é formado por quatro jogadores norte-americanos, um atleta macedónio Damjan Stojanovski e pelo bem conhecido poste letão Kaspars Kambala, que caso esteja autorizado a jogar (problemas de dopping) constituí um problema acrescido para os encarnados pois é inquestionável o seu valor.O Lukoil Academic lidera invicto o campeonato búlgaro (5 vitórias) e na última jornada venceu facilmente o Tandja Yambol, por 100-69, numa partida onde a dupla de bases formada por Brandon Heath e Dominic James brilhou em termos ofensivos. Brandon um base de 1.90 de altura acabou com 29 pontos, 9 roubos de bola, 5 ressaltos e 4 assistências, enquanto que James, um pouco mais baixo (1.80 metros de altura) registou 21 pontos e efectuou 7 roubos de bola .Quem está em dúvida para o jogo da próxima terça-feira é o poste Tencho Banev que não jogou neste último jogo, devido a dores musculares, que obrigaram o clube a efectuar mais exames médicos para se avaliar a extensão da lesão.

Competições | FPB
15 NOV 2010

Mais Notícias