Benfica e CPN procuram lugar na final

Marta Martins e Laura Silva analisam segunda meia-final

Competições
10 MAR 2023

A Taça de Portugal Skoiy marca o calendário competitivo do basquetebol nacional durante o fim de semana. A segunda meia-final, marcada para amanhã, sábado, a partir das 17h30, coloca frente a frente SL Benfica e CPN Imopartner num encontro para acompanhar na FPBtv, cujo acesso é gratuito.

Na antecâmara do encontro, Marta Martins, das “águias”, e Laura Silva, da formação de Ermesinde, falaram à FPB.

“Os dois jogos que disputámos contra o CPN foram intensos e disputados até ao final. É uma equipa agressiva, que gosta de correr o campo. Para além disso, vem de uma vitória importante no campeonato, o que lhes pode dar uma motivação extra”, explica Marta Martins.

O Benfica, que esta época ainda não perdeu nas competições internas, procura vencer esta prova pela terceira vez consecutiva e levantar o seu quarto troféu da presente temporada. “Sabemos que temos uma responsabilidade acrescida por tudo aquilo que temos conquistado. Aceitamos essa responsabilidade, mas em finais não há favoritos”, confessa.

“Sabemos que tudo aquilo que fazemos, dentro e fora de campo, vai ter impacto nos resultados da equipa. Por si só, isso já é algo que não nos deixa relaxar. E, na verdade, a conquista de um título é sempre tão boa como se fosse a primeira vez”, elabora.

A internacional lusa considera que “a equipa que conseguir ser mais consistente durante os 40 minutos, quer a nível físico, quer a nível mental, vai ser feliz”, e afirma que a experiência nas competições europeias lhe permitiu “sentir na pele que há toda uma realidade que vai muito para além daquilo que vivo em Portugal. Estas experiências fazem-nos crescer e querer mais, a todos os níveis. Sinto-me fisicamente e psicologicamente bem e, quando assim é, tudo se torna muito mais fácil”.

Pela frente o Benfica vai encontrar o CPN Imopartner, equipa de Ermesinde que regressou esta temporada à Liga Betclic Feminina após um ano no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina. Laura Silva, base internacional pelas camadas jovens de Portugal, destaca o poderio do Benfica, mas afirma que a equipa também tem objetivos.

“O Benfica ainda não perdeu em jogos a contar para as competições nacionais, o que mostra que estamos perante uma equipa de grande qualidade e muito consistente. É um adversário recheado de grandes jogadoras e que está muito bem orientado. É forte em todos os aspetos do jogo, contando com atletas internacionais em praticamente todas as posições”, atenta.

A jovem recorda o embate anterior entre as duas equipas e explica que o grupo retirou ilações da forma como atuou: “No último jogo entrámos muito mal na partida, permitindo que ganhassem uma vantagem confortável. Perante clubes com a qualidade do Benfica não podemos deixar que isto aconteça, temos de entrar concentradas e manter essa concentração durante o jogo todo”.

“Neste jogo temos de repetir o que fizemos de bom na segunda parte do encontro anterior, durante todos os parciais, e não apenas em momentos únicos. Penso que grande parte das nossas possibilidades de sucesso passam pela forma como iremos defender e lutar por cada bola. Somos uma equipa jovem, mas com capacidade e ambição. Acreditamos que podemos vencer”, assevera a base.

A internacional jovem por Portugal considera que a vitória frente ao GDESSA foi um “grande estímulo” porque mostrou que “conseguimos lutar e ombrear contra as melhores equipas da prova”. “Foi um tónico importante antes da Final Four. Estamos muito motivadas para fazer história pelo CPN”, afiança.

“Conquistar a Taça de Portugal seria sempre um sonho tornado realidade. Tratando-se de um facto inédito na história do CPN, juntar o meu nome à lista de atletas responsáveis por esse possível feito seria algo inesquecível. Ainda para mais pela forma como fui recebida no clube. Se partilhar um momento como esta Final Four com este grupo de atletas, colegas e treinadores já é recompensador, imagino como será levantar o troféu”, conclui a base.

O encontro tem início marcado para as 17h30 e decorre no Pavilhão Municipal de Pedrouços, na Maia. As entradas para cada um dos dias de Taça de Portugal Skoiy são livres, mas sujeitas à lotação máxima do pavilhão. Os ingressos têm de ser levantados à entrada do recinto. A “Taça” tem transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito

Competições
10 MAR 2023

Mais Notícias