Benfica e GDESSA em duelo num “clássico” do basquetebol feminino
Raphaella Monteiro e Magdalena Szajtauer na projeção deste encontro da Liga Betclic; Seis jogos agendados para este fim de semana
Atletas | Competições
16 FEV 2024
Este domingo (11h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e n’A Bola TV) temos um SL Benfica vs. GDESSA Barreiro, relativo à 18.ª jornada da Liga Betclic Feminina.
Raphaella Monteiro e Magdalena Szajtauer, jogadoras de “encarnadas” e campeãs nacionais, respetivamente, projetaram esta partida. Este vai ser o quarto embate da época entre estas duas equipas: triunfo para o Benfica na final da Taça Vítor Hugo e vitórias do GDESSA na 1.ª volta da Liga e na recente final da Taça Federação.
Do lado das “águias”, Raphaella Monteiro analisa o adversário e dá a receita para não se repetir o desfecho da decisão da Taça Federação: “O GDESSA é uma equipa física e com uma eficácia muito boa a partir da linha de três pontos. Devemos ter a cabeça fria nos momentos finais e saber finalizar o jogo”, afirma.
O Benfica não começou o campeonato da melhor forma, mas a equipa tem subido de forma e já ocupa o quarto lugar da classificação. Raphaella Monteiro aponta à conquista da prova: “Queremos continuar a evoluir a cada dia. E sim, estamos a trabalhar para o título. Quem não quer ser campeão, não é? Acredito que todas queiram”, salienta.
A jogadora de 29 anos assume que a sua entrada e a da compatriota Letícia Soares podem ter pesado na recuperação benfiquista: “Acredito que sim, por sermos duas jogadoras experientes, e assim conseguimos aumentar a competitividade da equipa”, avalia.
Raphaella Monteiro está de regresso ao Benfica, depois de uma primeira passagem de grande sucesso. A internacional brasileira diz-se feliz com este retorno: “Foi diferente, sabia que encontraria um grande desafio, e eu adoro um desafio, achei-me pronta para o enfrentar. Voltar a casa é sempre especial, estou feliz”, termina.
Quanto ao GDESSA, Magdalena Szajtauer alerta para o atual momento do adversário: “O Benfica reforçou-se recentemente. Tem uma equipa muito forte do ponto de vista físico”, avisa.
A poste do emblema da margem sul do Tejo lança aquilo que poderá ser o jogo: “Penso que não há favoritos. Vai ser um jogo duro, uma batalha durante os 40 minutos. Temos de estar focadas durante todo o jogo, ganhar a luta dos ressaltos e parar as transições do Benfica”, examina.
O GDESSA venceu os seus últimos seis jogos. Szajtauer explica a razão deste bom momento de forma: “Temos trabalhado arduamente desde o início da época e isso está a refletir-se agora. Encontrámos um bom ritmo e esperamos continuar assim”, refere.
Reforço do campeão nacional para esta época, a atleta polaca, a realizar uma temporada de qualidade, espera poder festejar no final: “Antes apenas tinha jogado na Polónia e na Alemanha, por isso esta é uma nova experiência para mim. Estou a gostar muito. Espero que no final da época consiga levar mais medalhas na bagagem juntamente com todas as lembranças. Ficarei satisfeita se isso acontecer”, conclui.
Este fim de semana têm lugar seis partidas da Liga Betclic Feminina, todas com transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito):
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.