Benfica e Imortal encontram-se na final da 16.ª Taça Vítor Hugo

A final está marcada para domingo, dia 22, às 14 horas

Competições
21 SET 2024

O basquetebol feminino nacional está em força na região de Aveiro, onde as equipas da Liga Betclic Feminina 2024-25 disputam mais uma competição da Taça Vítor Hugo.

O fim do segundo dia de competição ficou marcado com o SL Benfica a carimbar a sua passagem à final, que será disputada amanhã às 14 horas na Nave Multiusos Caixa UA. A equipa benfiquista venceu o Sportiva Azoris Hotels por 46-42, onde Artemis Afonso contribuiu com 11 pontos e oito ressaltos (21 minutos), o que resultou numa valorização de 20,5 pontos. Na equipa açoriana, com 24,5 pontos de valorização, destacou-se Teresa Ada que somou 19 pontos, oito ressaltos e duas assistências (19 minutos).

Na segunda meia final da competição ficou decidida a segunda finalista do dia: a equipa do Imortal TCARS. Numa partida frente ao CAB Madeira, onde venceu confortavelmente por 46-28, Catarina Mateus foi a melhor jogadora em campo, com sete pontos, seis ressaltos, cinco assistências e uma valorização de 17,5 pontos. Do lado do emblema madeirense, sobressaiu Florine Bohré com sete pontos, sete ressaltos e uma assistência (1o pontos valorização).

O dia começou cedo, com os quartos-de-final a serem disputados no Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall entre o Sportiva Azoris Hotels e o Basquete Barcelos HMM. Neste confronto, a equipa açoriana passou às meias-finais após uma vitória de 52-29. A melhor jogadora em campo foi Teresa Ada, do Sportiva, que concretizou seis pontos, 12 ressaltos e duas assistências, alcançando uma valorização de 17,5 pontos. Do lado da equipa de Barcelos, a capitã Inês Lameira sobressaiu com oito pontos, quatro ressaltos, três assistências e 12,5 de valorização.

Na Nave Multiusos os jogos iniciaram às 10h para dar seguimento à competição. Neste segundo dia de Taça, o SL Benfica venceu a AD Sanjoanense por 51-22, carimbando assim a passagem às meias-finais. Na equipa vencedora destacou-se a benfiquista Raphaella Monteiro ao somar sete pontos, três assistências, sete ressaltos (16 minutos) resultando, assim, numa valorização de 17 pontos. Na equipa adversária foi Schekinah Bimpa quem sobressaiu ao contribuir com 10 pontos, três ressaltos (20 minutos) e uma valorização de 8.5 pontos.

 

O segundo jogo a ser disputado na Nave foi entre o CPN e o Imortal Tcars, em que as algarvias superaram a equipa portista por 32-49. Carolina Ramos, da equipa de Albufeira, foi a melhor jogadora ao obter nove pontos, seis assistências, cinco ressaltos e uma valorização de 19 pontos (16 minutos).

No Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall, o CAB Madeira enfrentou e venceu a equipa CRC Quinta dos Lombos por 38-42, também nos quartos-de-final. Maelys Martinet foi a melhor jogadora da partida, sendo o maior auxílio da equipa madeirense, com oito pontos, sete ressaltos, duas assistências e 11,5 pontos de valorização. Do lado adversário, destacou-se Chanaya Pinto com 14 pontos, quatro ressaltos, uma assistência, com também, 11,5 pontos de valorização.

Num dérbi aveirense, a equipa da AD Vagos encontrou-se com o Clube dos Galitos, na luta pela classificação entre o 9.º e o 12.º lugar. Após o prolongamento, os Galitos venceram a partida apenas por um ponto, deixando o marcador a 39-40. Em destaque esteve Daniela Domingues, a capitã da equipa vencedora, que concretizou 11 pontos, uma assistência, nove ressaltos, dois roubos de bola e 14,5 pontos de valorização. Do lado de Vagos, sobressaiu Mariana Bonito Oliveira com quatro pontos, três ressaltos e uma assistência (10 valorização).

O GDESSA Barreiro e o Esgueira Basket entraram em campo para encerrar os jogos da manhã na Nave Multiusos Caixa UA. A equipa do Barreiro venceu a equipa aveirense por 42-33, numa partida em que Maianca Umabano somou 14 pontos, três assistências, quatro ressaltos (20 minutos), conseguindo assim ser a jogadora mais valiosa da partida com 18.5 pontos de valorização. Nas esgueirenses quem sobressaiu foi Barbara Souza que contribuiu com 12 pontos, seis ressaltos o que resultou numa valorização de 17.5 pontos.

 

Da parte da tarde, a luta para a classificação do 5.º ao 8.º lugar continuou no Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall, numa renhida partida entre o CPN e a CRC Quinta dos Lombos. A equipa lisboeta garantiu a vitória por 45-46 no último segundo, onde Chanaya Pinto se destacou com 24 pontos, um ressalto, duas assistências, três roubos de bola e uma 23 pontos de valorização. Do lado das nortenhas, Mariana Garrido alcançou um valorização de 17,5, onde concretizou 14 pontos, um ressalto e duas assistências.

 

 

Noutro duelo aveirense, o Esgueira Basket superou a AD Vagos por cinco pontos, 47-42. Inês Ramos, da equipa esgueirense, foi a jogadora com mais valorização (14,5) contribuindo para a vitória com 13 pontos, três ressaltos e uma assistência (17 minutos). Na equipa vencida, Mariana Calvete destacou-se ao somar 18 pontos, sete ressaltos e cinco assistências (23 minutos), o que resultou numa valorização de16,5 pontos.

 

 

Para terminar o segundo dia de competições, o GDESSA Barreiro venceu o Clube dos Galitos por 23-27, lutando ainda por um lugar entre o 9.º e o 12.º lugar da Taça. Destacou-se a atleta Dyana Rouse, da equipa vencedora, com nove pontos concretizados, cinco ressaltos e oito pontos de valorização. Na equipa adversária sobressaiu Ana Urbano com seis pontos, três ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e 11,5 pontos de valorização.

 

Dia 22 de setembro

Classificação 9.º ao 12.º lugar (poule)

09h00 Esgueira Aveiro vs Clube dos Galitos

10h15 GDESSA Barreiro vs ABTF Betão Vagos

Classificação 5.º ao 8.º lugar

10h00 AD Sanjoanense vs CRC Quinta dos Lombos

11h30 Basquete Barcelos HMMotor vs CPN

3.º e 4.º lugar

11h15 Sportiva Azoris Hotels vs CAB Madeira

Final

14h00 SL Benfica vs Imortal Tcars

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Competições
21 SET 2024

Mais Notícias