Benfica e Sporting defrontam-se em mais um dérbi
Toney Douglas e Marcus LoVett Jr. antecipam jogo que fecha a 12.ª jornada da Liga Betclic Masculina
Atletas | Competições
13 DEZ 2022
A 12.ª ronda da Liga Betclic Masculina encerra esta quarta-feira (19h, transmissão em direto na FPBtv), com um sempre especial SL Benfica vs. Sporting CP. Os “encarnados”, líderes invencíveis da prova, recebem o terceiro classificado, naquele que é o terceiro duelo da temporada entre os rivais. Primeiro, na Supertaça Metro Numbers, os “leões” ganharam por 89-84, enquanto no passao dia 27 de novembro, para o campeonato, o Benfica levou a melhor (78-89).
Na antevisão do dérbi falámos com Toney Douglas e Marcus LoVett, reforços de Benfica e Sporting, respetivamente, e que se têm mostrado muito importantes na manobra de cada uma das equipas.
Do lado benfiquista, Toney Douglas alerta para os perigos leoninos e “pede” uma equipa com a mentalidade certa: “A maior força do Sporting é a forma como joga do ponto de vista físico, pressiona para acelerar o jogo. O Sporting vai tentar ditar o ritmo de jogo. Além disso é um grande rival, portanto vai estar pronto. O meu pensamento enquanto jogador é sempre na vitória e na forma como a equipa pode ganhar. Se tivermos a mentalidade correta e se jogarmos ao nível das nossas capacidades nos dois lados campo durante os 40 minutos, fazendo tudo pela vitória, isso pode resultar a nosso favor. Mas temos de provar isso em campo, vai ser um jogo duro”, projeta.
Ainda sem perder na Liga e a dar nas vistas pela campanha na Liga dos Campeões, Douglas explica as razões do percurso, até ao momento, do Benfica: “Acredito que a razão para o nosso sucesso na Liga Betclic e na Liga dos Campeões é porque somos uma equipa que faz tudo para vencer. Sinto que somos versáteis em várias posições ofensivas e defensivas. Não podemos preparar apenas um ou dois jogadores, temos múltiplos atletas que podem ajudar. Adoramos ganhar e fazer história”, destaca.
Aos 36 anos, e depois de várias temporadas na NBA e em importante clubes europeus, o base norte-americano acredita que a sua experiência tem auxiliado a equipa da Luz: “Penso que a minha experiência pode estar a ajudar o Benfica. Adoro ajudar os meus colegas e vê-los a ter sucesso. Vou continuar a ser um líder dentro e fora do campo para o Benfica e para os meus companheiros, garantindo que quereremos sempre mais”, garante.
Em ano de estreia em Portugal, Douglas elogia o clube e a nossa competição: “Tem sido uma boa experiência, numa bela cidade, quase sempre com um fantástico clima. O Benfica é um clube com muita história. Fazer parte do Benfica tem sido muito bom, o objetivo é continuar a fazer história. O basquetebol português está a crescer, a Liga tem sido boa. Espero que a competição continue a crescer e a ser competitiva”, afirma.
No Sporting, Marcus LoVett dá a receita para uma boa noite “verde e branca” no Pavilhão Fidelidade: “A maior força do Benfica é a forma como se estende no cmpo, joga de forma unida. É o nosso maior adversário esta época, temos que os enfrentar. Temos de lutar durante os 40 minutos para sair vitoriosos. Teremos de estar todos na mesma página, sempre juntos nos altos e baixos do jogo, comunicando durante toda a partida”, analisa.
Apesar do conjunto de Alvalade ocupar o terceiro posto da classificação, LoVett mostra-se confiante de que as coisas vão mudar: “Todos nós, desde os treinadores aos jogadores, acreditamos que podemos ser a equipa n.º 1 da Liga. Nada nos será dado, teremos de lutar por isso”, vinca.
Naquela que é a sua segunda passagem pelo nosso país, e novamente orientado por Pedro Nuno Monteiro, o base não esconde a satisfação: “Este regresso a Portugal tem sido ótimo, estou feliz por poder voltar a jogar aqui. E, o mais importante, jogar no Sporting”, acrescenta.
O jogador norte-americano assume que uma partida como esta é especial: “Ainda temos muito potencial, acredito, e toda a gente na equipa sente o mesmo. Gostamos de disputar um dérbi como este, é para isso que jogamos”, salienta.