Benfica e Lombos ganham e adiam a questão para domingo

"Águias" e emblema de Carcavelos superam Imortal e Esgueira no segundo jogo da eliminatória dos playoffs da Liga Betclic Feminina

Atletas | Competições
8 ABR 2023

O SL Benfica venceu o Imortal TCars por 72-45, este sábado de manhã, e adiou a decisão desta eliminatória dos playoffs da Liga Betclic Feminina para este domingo (11h, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito). O mesmo cenário se passa na eliminatória entre o Esgueira Aveiro TRIVGLASS e a Quinta dos Lombos, já que a turma de Carcavelos respondeu à derrota do último domingo com um triunfo em Aveiro por 77-75. A “negra” deste embate também vai decorrer este domingo (17h, transmissão na FPBtv).

Depois da derrota no primeiro embate, as bicampeãs nacionais não permitiram veleidades ao Imortal e, a partir da fase inicial do segundo quarto, não mais deixaram de dispor de um avanço na casa dos dois dígitos.

Com parciais de 19-10, 22-13, 15-13 e 16-9, as “águias” decidiram a questão, numa partida em que registaram oito triplos, convertendo 14 dos seus 16 lances livres, sem esquecer 49 ressaltos conquistados. Do ponto de vista individual, Raphaella Monteiro (15pts, 5/6 2P, 10res, 1ast, 2rb), Joana Soeiro (15pts, 4/6 2P, 6res, 7ast, 2rb), Carolina Rodrigues (11pts, 6/6 LL, 5res, 3ast, 1rb) e Catarina Barreiros (10pts, 5/5 LL, 1res, 1ast) estiveram em destaque.

Quanto ao Imortal, que alcançou oito roubos de bola, contou com as exibições de Monique Pereira (12pts, 12res, 2rb) e Sofia Queiroz (11pts, 5/6 LL, 3res, 4ast, 2rb).

Num jogo emocionante até final, a Quinta dos Lombos acabou por sorrir no reduto do Esgueira. Desde cedo a formação visitante assumiu a dianteira do resultado e, inclusivamente já no último quarto, chegou a estar a vencer por 13 pontos (67-54).

Com um parcial de 10-0, o Esgueira empatou a contenda e deixou ao rubro os seus adeptos, deixando tudo em aberto para os derradeiros instantes, mas Inês Faustino não esteve pelos ajustes e com um certeiro lançamento de dois pontos “deu” o triunfo aos Lombos, seguindo-se um ataque falhado pelas anfitriãs.

A Quinta dos Lombos registou 71% de eficácia (23/32) a lançar de dois pontos, oito triplos, nove roubos de bola e teve Inês Faustino (25pts, 7/10 2P, 2res, 2ast, 3rb) e Raquel Alves (18pts, 4/5 2P, 3/5 3P, 2res, 1ast, 1rb) como maiores destaques.

Por sua vez, no Esgueira sobressaíram Vashti Hill (25pts, 7/11 2P, 8/10 LL, 9res, 3rb), Fatumata Djaló (19pts, 5/10 2P, 6/8 LL, 8res), Ana Raimundo (14pts, 3/5 3P, 5ast, 1rb) e Estefani Fajardo (10res).


 DIA MUNDIAL DO DESPORTO PARA O DESENVOLVIMENTO E PARA A PAZ,

Motivadas pelo trabalho conjunto que reúne ainda as Federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol estas entidades desafiaram as suas associações e clubes a demonstrarem nas redes sociais como são os melhores na “arte de bem receber”. Ao longo dos próximos dias serão partilhadas fotos conjuntas das duas equipas, com os atletas alternados, entrada de adeptos das duas equipas com a equipa de arbitragem para entrega da bola de jogo; momentos de convívio entre os adeptos das duas equipas, dos atletas com adeptos dos dois clubes e, ainda, de adeptos da equipa visitante com jogadores da equipa visitada.

Esta iniciativa já pode ser comprovada por algumas fotos publicas neste artigo.

Qualquer pessoa pode associar-se à campanha usando o hashtag #sintamseemcasa com exemplos da arte de bem receber. Esta é uma campanha simbólica, mas pretende recordar que as evidências que serviram de base ao modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos demonstram que a componente da hospitalidade contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidade, aumentando dessa forma os níveis de segurança. Ao contribuírem para um clima de hospitalidade entre adeptos visitados e visitantes, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e confortáveis nos espetáculos desportivos, contribuindo para atrair mais famílias aos recintos desportivos e para um convívio salutar entre adeptos.

Cientes de que as grandes mudanças não acontecem repentinamente, todas as entidades esperam que a campanha “Sintam-se em casa” seja pelo menos um contributo para inspirar clubes e adeptos a fomentar o orgulho recíproco de bem receber.

Sintam-se em casa!

Atletas | Competições
8 ABR 2023

Mais Notícias