Benfica ou GDESSA, quem sairá vencedor?
"Águias" e campeãs nacionais defrontam-se na final da Taça Federação este domingo (15h, transmissão na FPBtv e n'A Bola TV)
Competições
28 JAN 2024
A final da Taça Federação vai opor o SL Benfica ao GDESSA Barreiro, este domingo (15 horas, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e n’A Bola TV). Os bilhetes estão disponíveis aqui.
Esta é a reedição da final de 2021-22, que na altura sorriu para as “encarnadas”. O Benfica procura conquistar este troféu pela terceira vez consecutiva, enquanto a formação da margem sul do Tejo venceu esta prova por uma ocasião, em 2015-16.
As “águias” chegam a este jogo depois de eliminarem Imortal TCARS e Sportiva AZORIS HOTELS, ao passo que o GDESSA deixou pelo caminho a Quinta dos Lombos e o Esgueira Aveiro TRIVGLASS.
Atualmente, na Liga Betclic Feminina, o Benfica é o terceiro classificado e o GDESSA encontra-se uma posição acima.
Esta é a terceira vez que Benfica e GDESSA medem forças em 2023-24, com a turma da Luz a levar a melhor (64-66) na final da Taça Vítor Hugo e o conjunto do Barreiro a ganhar (72-63) para a Liga.
Benfica e GDESSA também protagonizaram a final da última edição do campeonato. Na altura, o GDESSA venceu duas partidas contra uma do adversário benfiquista.
Este sábado, em declarações à FPBtv, Marta Martins, atleta do Benfica, prognosticou a final da seguinte forma: “Vai ser um jogo muito agressivo, sempre muito ofensivo. Temos de estar focadas, o jogo não se decide nos primeiros minutos, temos de mostrar muito querer”, destacou.
Já o treinador das “águias”, Eugénio Rodrigues, referiu aquilo que poderá desequilibrar a balança: “A questão física vai ser importante, são três jogos muito intensos em três dias. Os detalhes e a capacidade defensiva vão fazer a diferença, ambas as equipas têm argumentos ofensivos”, afirmou.
Quanto ao GDESSA, Catarina Neves quer que a equipa continue com este rendimento: “Há que repetir os ingredientes que temos colocado nos últimos jogos. Este Benfica é um pouco diferente daquele que temos vindo a encontrar, temos de o estudar. Se mantivermos as nossas rotinas, principalmente as defensivas, ficaremos mais perto de ganhar”, projetou.
O técnico do campeão nacional, André Martins, disse esperar um duelo muito nivelado: “Esta atual equipa do Benfica é muito diferente daquela que começou a época. É muito forte fisicamente, teremos de estar em grande nível, vai ser duríssimo. Quem tiver mais controlo emocional e cometer menos turnovers sairá vencedor. Espero que seja um bom jogo”, concluiu.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.